Semcult realiza capacitação para uso da Lei João Bananeira

Começa na próxima quarta-feira (20) as oficinas para a capacitação de produtores, técnicos, artistas, autores e agentes culturais que buscam fazer o uso da Lei João Bananeira. A formação permite que os participantes conheçam detalhes da lei, que possibilita o financiamento para manifestações culturais.

O curso acontece nos dias 20 e 27 de fevereiro e 13 de março, no respectivos locais: Centro Cultural Frei Civitella, Centro Histórico e Praça CEU.  A capacitação é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), e tem início sempre ás 19 horas.

Não é necessário realizar inscrição, basta chegar e participar.

Lei João Bananeira

As inscrições de projetos para a lei municipal de incentivo à cultura, Lei João Bananeira vão até 22 de março. Podem participar produtores, técnicos, artistas, autores e agentes das áreas de patrimônio cultural, música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, artes plásticas, cultura popular e arte contemporânea.

O edital e ficha de inscrição estão na página da Semcult, na aba “Lei Municipal de Incentivo à Cultura”. O edital pode ser acessado clicando neste link.  O interessado deverá preencher e imprimir a ficha de inscrição, que estará protocolada junto ao envelope.

Os projetos culturais deverão ser protocolados, obrigatoriamente, em 03 (três) cópias de CD’s ou DVD’s não regraváveis, com bloqueio para alterações e comentários, contendo os anexos e demais documentos necessários à inscrição e participação na seleção.

Em Cariacica, o benefício é repassado diretamente ao artista contemplado. Assim, ele não precisa trocar bônus por meio de empresas, o que agiliza e desburocratiza o processo porque o artista consegue executar os projetos mais rapidamente. Essa atitude, inédita no país, também gera mais transparência para o trabalho da administração pública e está servindo de modelo para outros municípios da Grande Vitória.

Os projetos apresentados neste ano devem ter valor máximo de R$ 23.951,90, um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior.

Os critérios para aprovação envolvem relevância temática, inovação, viabilidade técnica, princípios éticos, adequação física e financeira. O valor total disponibilizado para este edital é de R$ 528.000,00. Em 2018, 31 projetos foram contemplados pela Lei de incentivo à cultura João Bananeira.

Formação e capacitação do uso da Lei João Bananeira/2019

Dias: 20/02 - Centro Cultural Frei Civitella (Campo Grande)
27/02 - Centro Histórico (Cariacica Sede)
13/03 - Praça CEU (Nova Rosa da Penha II)