news

Fiscalização da Secretaria de Defesa Social aborda taxistas e combate transporte clandestino

Uma ação de fiscalização flagrou usuários e condutores de transporte clandestino em Campo Grande, no final da tarde desta sexta-feira (15). Os agentes estiveram no entorno de um supermercado a partir de denúncias de moradores e taxistas. Os motoristas abordados ocupavam vagas de carga e descarga, transformando o local em ponto de táxi, o que é proibido por lei. Eles tiveram que retirar o veículo do local.  As abordagens têm sido mais frequentes na cidade desde o início do verão. Em janeiro deste ano, foram 27 multas relacionados a veículos fazendo transporte remunerado irregularmente ou ocupando vagas de táxi ou criando pontos próprios. Na primeira quinzena de fevereiro, já foram registradas 26 infrações da mesma natureza. Quem pratica transporte clandestino é advertido para que retire o carro. Caso haja resistência, poderá ser multado em R$ 366,00 e retenção do veículo. Veículos retidos serão liberados após pagamento de multa de R$ 800. A atividade não fica restrita ao transporte clandestino. Os taxistas também são abordados. "Estamos intensificando a fiscalização, atingindo duas frentes: tanto quem promove o serviço de forma irregular quanto os taxistas registrados. Com os taxistas, é verificado se estão respeitando as normas segundo a Lei Complementar 040/2012, que regulamente a atividade em Cariacica", detalha o secretário municipal de Defesa Social, Alexandre Ribeiro. A Coordenação de Táxi detalha que, dos 539 permissionários em atividade, cerca de 219 não fizeram a sua renovação em 2018. Outros 70 não renovaram em 2016 e 2017. "Os taxistas nessas condições estão sendo notificados e têm um prazo de 15 dias para se regularizar junto à Coordenação na Secretaria Municipal de Defesa Social", explica o secretário.