Abril terá nova etapa de reuniões do Plano de Saneamento Básico

Atenção munícipes! A segunda rodada de reuniões para a elaboração do Plano de Saneamento Básico Eixo Água e Esgoto já tem dias e horas marcados: 01 a 05 de abril. E para que todos possam participar, os encontros serão realizados em horários flexíveis. A primeira rodada de reuniões aberta ao público ocorreu de 07 a 11 de janeiro e a partir dela foi construído um diagnóstico técnico participativo enquanto na segunda rodada será feito um prognóstico.


Com o resultado do diagnóstico técnico em mãos os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente puderam conhecer a realidade de cada região, esse conhecimento está sendo utilizado para a busca de soluções, que serão apresentadas aos moradores na próxima rodada de reuniões, batizada de etapa prognóstico. As propostas  que forem aceitas pelos munícipes serão levadas para o próximo ciclo de reuniões, onde haverá a elaboração de um documento. A previsão é que essas reuniões ocorram de 01 a 05 de julho.


Instituído em 2014, em cumprimento à lei federal 5.304/14, o Plano de Saneamento Básico Eixo Água e Esgoto tem como missão direcionar os investimentos que a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) irá executar no município em um prazo de 30 anos, o investimento previsto gira em torno de R$ 170 milhões. Vale lembrar que o município que não possui o plano é impedido de receber recursos federais.
1X7A5612
De acordo com o coordenador de Saneamento Ambiental, Henderson de Barros Trancoso, a quantidade de participantes no primeiro ciclo de reuniões foi aquém do esperado, contudo as contribuições recebidas foram satisfatórias.


"Quem participou contribuiu muito com questionamentos e apontamentos de falhas da própria Cesan relacionados à abastecimento de água e tratamento de esgoto. A equipe está analisando essas observações para apresentar uma proposta nessa segunda etapa de reuniões", afirma.


Lideranças


Amanhã (24) será realizada uma reunião somente com as lideranças comunitárias que não participaram da primeira rodada de reuniões aberta ao público, realizada de 07 a 11 de janeiro. Segundo Henderson, a finalidade é inteirá-las dos assuntos já tratados para que elas possam acompanhar bem a segunda rodada. O encontro será das 14h às 16, no Centro Administrativo da Prefeitura, situado na Avenida Kléber Andrade, n° 5, bairro Rio Branco.