Festival de Natação promove interação neste sábado (01)

Um entrosamento entre pais, treinadores, atletas, professores, alunos e o esporte. Esse era o clima do último Festival de Natação de 2018, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), na manhã deste sábado (01). A empolgação dos competidores mirins era contagiante. Sem rivalidade, os atletas IMG_2493 (1)brincavam e se divertiam antes das provas iniciarem. O evento aconteceu no Colégio Castro Alves, em Santana.

"É de extrema importância o acompanhamento da família na vida dos filhos durante a vida esportiva. O esporte é bom quando há esse entrosamento, sem pressão e sem cobrança. Aqui todos são ganhadores! Por isso convido os pais para pegar as medalhas e colocar nos seus filhos atletas antes mesmo de iniciarmos o Festival", disse o secretário da Semesp, Edvaldo Erlacher.

IMG_2511Após a entrega das medalhas, a meninada já se posicionou para o início das provas. Estevão Mourad, de apenas 6 anos, faz natação há um ano e por nadar sem a pranchinha, já entra na categoria de 7 e 8 anos. "O Estevão está muito ansioso, me perguntou se ele tem que ganhar, e eu expliquei que isso não é uma disputa, que é o momento dele se divertir, ver os amigos. Ele fica muito animado e é um estímulo para se dedicar na escolinha de natação. Além disso, essa interação é sensacional. São alunos de escolas particulares, públicas, alunos da Apae, isso é muito importante. Adoramos essa iniciativa da Semesp e sempre que pudermos vamos inscrever o Estevão", conta o pai, Stephen Mourad, morador de Campo Grande.

IMG_2550Enquanto Estevão competia, Gabriel Alves de Oliveira, de 17 anos, se preparava para a hora de entrar na piscina. Gabriel é aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stélida Dias, e no contraturno, participa do projeto de paradesporto escolar da Secretaria Municipal de Educação (Seme) com aulas de natação. "As aulas de natação e o festival são essenciais para o desenvolvimento do Gabriel. Por meio do esporte ele percebe que pode ir além do que imagina", destaca o pai, Anderson Glayton.

IMG_2572 (1)O Festival de Natação de Cariacica também faz descoberta de novos talentos. Exemplo disso é o João Vitor Francelino, de 8 anos. "Essa é a segunda vez que meu filho participa do Festival de Natação de Cariacica. E foi aqui que descobri que ele tinha aptidão para o esporte. Depois disso ele entrou para Federação Aquática Capixaba e participou, em menos de um ano, de mais de 10 competições. Em todas tirou primeiro e segundo lugar. Tudo começou aqui", diz orgulhosa a mãe do atleta, Ana Cristina Francelino, moradora de Parque Gramado.