Nova Canaã participa de ação Dia D de Combate ao Aedes

Alunos do sexto e sétimo ano da Escola Estadual Manoel Paschoal de Oliveira, em Nova Canaã, tiveram uma aula de prevenção na manhã desta sexta-feira (30). Em comemoração ao Dia D de Combate ao Aedes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) levou dicas sobre como evitar a proliferação do mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. A região foi escolhida por apresentar o maior número de focos domiciliares do mosquito, com base no último monitoramento inteligente realizado pela Semus.

IMG_2331 copiarNa escola, os estudantes conferiram a exposição de maquete do mosquito, mostra do ciclo do Aedes aegypti “in vitro” e assistiram a apresentação da peça teatral “O Diagnóstico”. "Muitas crianças e adolescentes correm atrás do carro e da moto usados para aplicação do fumacê. Não é recomendado, porque a fumaça contém alta concentração de veneno, dispersado pelo vento para fazer o bloqueio do mosquito. Por isso, os agentes usam equipamentos de proteção específicos", alertou o agente de endemias Sílvio Antunes Costa. Além disso, agentes de endemias visitaram residências de Nova Canaã desde quarta-feira (28) para orientar moradores sobre as ações preventivas dentro de casa e também nos quintais.IMG_2338 copiar

Ações

Em maio de 2017, Cariacica aderiu ao programa de Monitoramento Inteligente de mosquitos, do Governo do Estado, e recebeu armadilhas para monitorar os locais de maior predominância do Aedes aegypti na área urbana. A partir desses dados, somados ao quantitativo de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica, são definidas as ações de reforço no combate ao mosquito.

Além disso, o combate ao mosquito que atualmente conta com carro fumacê, visitas domiciliares, abordagem educativa e bloqueio nos locais com índice de infestação acima do preconizado pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde também utiliza servidores do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMES), que desenvolvem o lado lúdico com apresentações teatrais que são levadas às escolas, associações de moradores e demais locais do município.

IMG_2401 copiarÉ importante destacar que diariamente os agentes de saúde orientam aos moradores para que mantenham seus quintais sempre limpos, caixas d'água bem tampadas, acondicionar bem o lixo doméstico e colocar para fora sempre no dia e horário da coleta e por fim ter a responsabilidade de uma vez por semana realizar uma inspeção minuciosa em seus quintais e suas residências. Caso o morador não esteja em casa durante a visita dos agentes, a recomendação é que, se possível, deixe a chave com uma pessoa de confiança e que resida nas proximidades. Outras orientações podem ser obtidas entrando em contato com a Vigilância Ambiental pelo 3346-6518 / 3346-6519, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.