Cariacica sedia 1º Seminário Estadual de Regulação Ambulatorial

O município de Cariacica recebeu, nesta terça-feira (20), a primeira edição do Seminário Estadual de Regulação Ambulatorial. Profissionais de 20 cidades do Espírito Santo estiveram no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, para discutir os procedimentos de marcação de exames e consultas de especialidades.

IMG_1243"É a primeira vez que fazemos esse encontro para trazer a padronização dos processos para todo o estado, mas são normas que vinham sendo discutidas em âmbito regional e que passarão a valer a partir de 1 de dezembro. A intenção é, por meio da melhoria dos fluxos e maior sintonia na comunicação, reduzir o tempo de espera para os usuários e também diminuir a taxa de pessoas que faltam às consultas e exames marcados", explicou a chefe do Núcleo Especial de Regulação de Consultas e Exames (Nerce) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Patrícia Rocha Vedova.

IMG_1254Para o gerente de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica, Márcio Dobal, a padronização do fluxo das solicitações vai otimizar o preenchimento das vagas disponibilizadas pela Sesa. "Além dos setores de Regulação dos municípios e da Secretaria de Estado da Saúde, participaram servidores de centrais de vagas de hospitais, da Central de transplantes, do  Centro Regional de Especialidades (CRE Metropolitano), do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Esperamos que essa parceria entre as centrais tragam um atendimento em tempo mais oportuno para os pacientes", afirma.

Como funciona

As solicitações para consultas e exames de especialidades médicas são encaminhadas das unidades de saúde para Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que é responsável pelo agendamento. Quando a consulta é marcada, a unidade de saúde entra em contato com o usuário. Para mais informações, o morador pode entrar em contato com a Gerência de Regulação pelo 3354-5621 ou 3354-5627, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para reclamações, os moradores podem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal pelo 162.