Conscientização é a palavra de ordem para o Novembro Azul

Novembro é o mês de atenção ao diabetes e também de reforçar a prevenção contra o câncer de próstata. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde realizará ações para sensibilizar o público masculino para os cuidados com a saúde e também de conscientizar a população em geral a respeito do Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro. Haverá programação para cidadãos e servidores da Prefeitura, no Centro Administrativo e em unidades de saúde.

Confira a programação:

A partir de 01 de novembro, 9h – Unidade de Saúde de Rio Marinho

- Dia 01 a 30/11: Controle de hipertensão e diabetes mellitus;

- Dia 08: palestra sobre planejamento familiar;

- Dia 14, às 9h: palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, com a Dra. Catileia, e mesa de café da manhã com roda de conversa para tirar dúvidas com os palestrantes.

- Dia 21: palestra com enfermeira sobre o tema Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

08 de novembro, 7h30 – Unidade de Saúde de Valparaíso

- Palestra sobre o tema “Saúde: homem também toca nesse assunto!”, café da manhã, consulta médica, consulta de enfermagem, e aferição de glicemia, pressão e antropometria.

12 de novembro, 9h - Abertura do Novembro Azul no Centro de Apoio Administrativo da Prefeitura Municipal de Cariacica

- Coffee break;

- Educação em saúde com ênfase na saúde integral do homem abordando temáticas como Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Câncer de próstata, Alimentação saudável, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e Tabagismo;

- Avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal, Aferição de pressão artéria e glicemia capilar.

12 de novembro, 8h - Unidade de saúde de Nova Canaã

Café da manhã, aferição de pressão arterial, HGT, encaminhamento para exame de PSA.

12 de novembro, 8h - Unidade de saúde de Mucuri

Palestra com abordagem sobre os temas: Câncer de próstata e cuidados gerais.

14 de novembro, 8h - Unidade de saúde de Alto Lage

14 de novembro, 7h30 às 12h - Unidade de saúde de Padre Gabriel

Palestra: ‘O que é novembro azul? A importância do toque associado ao PSA” e realização de teste rápido.

20 de novembro, 8h30 - Unidade de Saúde de Itaquari

Café da manhã, palestra sobre o câncer de próstata, pedido de exames de PSA e encaminhamento para urologista.

23 de novembro, 9h - Centro de Apoio Administrativo da Prefeitura Municipal de Cariacica

Coffee break e Palestra relacionada a saúde do homem, com Dr. Alcino Ferreira Neto.

26 de novembro, 9h - Unidade de Saúde de Novo Brasil

Programação especial.

27 de novembro, 9h30 - Centro de Apoio Administrativo da Prefeitura Municipal de Cariacica

Cine Pipoca com temática relacionada a alimentação saudável “ What the health – Que saúde é essa? ”

29 de novembro, 8h30 - Unidade de Saúde de Cariacica Sede

Café da manhã, palestra abordando os temas: prevenção sobre câncer de próstata, diabetes e hipertensão; agendamento de consultas para os participantes da palestra, solicitação de exames laboratoriais, orientações sobre vacinação na fase adulta do homem.