I Mostra de Música aproxima alunos da escola

IMG_8138Em sua terceira audição, o projeto Vem Cantando continua descobrindo vozes, lapidando talentos e dando visibilidade aos alunos inscritos na I Mostra de Música de Cariacica. Ao mesmo tempo, o projeto vem despertando outros valores, como por exemplo, o interesse pela escola e pelo aprendizado por parte da galerinha das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) da cidade. Tanto que vários participantes se arriscaram em cantar músicas em inglês e espanhol. IMG_8057

“O projeto também é uma estratégia pedagógica para a permanência do aluno na escola. Hoje, o grande problema existente em nossa rede municipal em relação à aprendizagem é o abandono. Quando a escola não está atrativa, a tendência é a criança não querer mais ir ao colégio. Inclusive, os professores já identificaram que o ‘Vem Cantando’ tem despertado a vontade dos alunos de estar no ambiente escolar, seja para estudar, ensaiar ou se apresentar no palco”, explicou o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar. Segundo ele, o projeto teve grande adesão de todos da rede municipal de ensino – sejam professores, alunos ou pais das crianças – o que representa um momento importante para a Educação da cidade.

IMG_8239A professora de inglês da Emef  Professor Cerqueira Lima, Weslene Moura, está super empolgada com o projeto. Na última audição, na terça-feira (2), ela fez questão de acompanhar os 15 alunos que se apresentaram para os jurados. Com o apoio dela, os estudantes cantaram músicas em português e inglês. “A música sempre foi um dos meus instrumentos de trabalho no ensino da língua estrangeira”, destacou a professora.

Ela conta que para ajudar os alunos fez adaptações nas letras das músicas. “Traduzi o refrão de algumas canções para o inglês para que eles pudessem cantar com fluência. Também trabalhei com eles em sala de aula músicas que já conhecíamos e decidimos ensaiar para apresentar no projeto. Além disso, a junção do projeto com a disciplina fez com que as aulas ficassem mais atraentes e que os alunos se envolvessem mais com a disciplina”, concluiu a professora.IMG_8202

Na audição desta terça, participaram as escolas das Regiões 5, 6 e 7. Os alunos das Emefs Joana Maria, Noêmia Costa de Lima, Jones dos Santos, Maria Augusta Tavares, Amenophis de Assis, São Jorge e Professor Cerqueira Lima tomaram conta do palco e lotaram o teatro do Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande.

IMG_8098Ainda restam duas audições, nas próxima semanas os alunos das Regiões 8, 9, 10, 11 e 12 vão soltar sua voz. As audições acontecerão nas próximas quintas, 4 e 11 de outubro, no teatro do Centro Cultural. As apresentações são abertas ao público e acontecem sempre às 8h e às 13h.

Confira as fotos da terceira audição do 'Vem Cantando'