Saúde do Trabalhador leva orientação para catadores de materiais recicláveis

IMG_5099A semana começou com mais informações e cuidados com a saúde para os catadores de materiais recicláveis das associações FlexiVida, em Flexal II, e da Acamarp, em Nova Rosa da Penha II. Técnicos da Gerência de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram nas associações nesta segunda-feira (21) e os trabalhadores contaram com serviços de vacinação contra tétano e hepatite B, além de orientações sobre hipertensão e boas práticas para manipulação de alimentos.

IMG_5062O professor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), Wilson Gomes Júnior, enfatizou a importância das atividades físicas para uma boa saúde. "No ambiente de trabalho, especificamente, é fundamental fazer pausas para alongamento antes, durante e depois do expediente. Dessa forma, evitamos as lesões por esforço repetitivo (LER's)", destacou.

"Na primeira fase, já fizemos palestras que trabalham a prevenção sob diversos aspectos: falamos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), a importância dos equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e disponibilizamos exames de sangue e consultas. Também abordamos os malefícios do alcoolismo, do tabagismo", explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Érica Mozer.

IMG_5102"Foi muito interessante ter esses serviços aqui. Já estamos trabalhando para implantar a ginástica laboral. Além disso, me inscrevi para a palestra sobre tabagismo na unidade de saúde, porque fumo há mais de 20 anos e vi que preciso parar", afirmou o presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Rosa da Penha (Acamarp), Claves Souza da Silva.

IMG_5114Acompanhada pela mãe, a catadora Ivanilda Lima Rodrigues assistiu atenta as palestras sobre hipertensão e manipulação dos alimentos naturais e industrializados. "Também achei interessante as informações sobre os cuidados com a alimentação. Muitas vezes coisas simples que 'passam batido' podem causar problemas de saúde".