Vai comprar ingredientes para a torta capixaba? Fique atento às dicas da Vigilância Sanitária

IMG-20180328-WA0013Azeitonas, palmito, bacalhau e outros pescados são ingredientes da tradicional torta capixaba e estão em alta na Semana Santa. Por isso, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a fiscalização voltada para estabelecimentos que comercializam pescados congelados, com a intenção de orientar consumidores e comerciantes quanto ao acondicionamento, temperatura e higiene para conservação dos alimentos.

IMG-20180328-WA0020A nutricionista da Vigilância Sanitária, Fernanda Rodrigues Brioschi, explica alguns detalhes que os consumidores devem observar na hora de escolher os produtos, que devem estar sempre dentro do prazo de validade. "O bacalhau resfriado precisa ter as postas inteiras e sem manchas vermelhas. Os peixes frescos devem ser expostos em gelo, ter aspecto firme, carne tenra, escamas presas à pele, olhos brilhantes e proeminentes e não devem ter cheiro forte. O mesmo vale para sururus e outros pescados", orienta.

Em relação ao palmito in natura vendido em embalagens plásticas nos supermercados, a Visa orienta que o consumidor observe se o produto tem boa procedência, está com aspecto liso e branco, além de contar com registro da Anvisa e orientações para o consumo. “Além disso, é necessário ferver o palmito antes de preparar. Já os produtos em conservas, como azeitona e palmito, devem estar com o prazo de validade em dia e com bom aspecto”, explica a nutricionista.

Caso os consumidores encontrem irregularidades, a A Vigilância Sanitária pode ser acionada pelo telefone 3354-5628, de segunda a sexta, das 9h às 17h; ou pelo e-mail visa@cariacica.es.gov.br.