Curso capacita servidores para trabalhar na Estratégia de Saúde da Família

IMG-20180219-WA0005

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está realizando uma capacitação para 60 profissionais que vão trabalhar na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Cariacica. São agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares de consultório dentário que, junto aos médicos, vão compor oito equipes da ESF em seis bairros da cidade.

A primeira parte da capacitação foi realizada nesta segunda-feira (19), no Instituto de Previdência de Cariacica (IPC). No primeiro dia do curso, os profissionais foram orientados sobre o funcionamento da ESF no município, além de entender o novo conceito de família.

“Durante essa semana, os servidores vão tomar conhecimento do fluxo de atendimento da ESF nas unidades, além de desenvolver atividades internas e externas para o mapeamento do território”, explica a coordenadora das equipes de Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde (ESF/EACS), Luciana Pereira Nascimento Vieira.

A secretária municipal de Saúde, Stéfane Legran Vilaça Macedo, comemorou a recomposição das equipes da ESF. “É um momento histórico para o município, porque a ESF era formada por profissionais contratados. O diferencial da atenção primária à saúde é o cuidado com a família. Por isso, realizamos o primeiro Processo Seletivo Interno, para que as equipes sejam formadas por servidores efetivos. Assim teremos um trabalho duradouro, com equipes que estabelecerão vínculos com a comunidade”, afirma.

A previsão é de que as equipes da ESF comecem a atender na próxima semana, nas unidades de saúde dos bairros Oriente, Cariacica Sede, Nova Canaã, Porto de Santana, Novo Brasil e Nova Rosa da Penha II.