Projeto resgata autoestima de pacientes na unidade de Bela Aurora

WhatsApp Image 2017-11-10 at 09.41.58Resgatar a autoestima das pacientes por meio da valorização da imagem é o objetivo do projeto "Beleza Não Tem Idade", que fez sucesso na unidade de saúde de Bela Aurora. Durante duas semanas no mês de outubro, as pacientes passaram por sessões de maquiagem, penteados e books fotográficos. Nesta sexta-feira (10) as participantes receberam o CD com o resultado da sessão de fotos. Realizado com integrantes do grupo da terceira idade Mestres da Experiência e do abrigo Casa da Acolhida, o projeto foi uma iniciativa da assistente social da unidade, Patrícia Miguel, e teve o apoio de alunos do sétimo período de Psicologia da UVV.

WhatsApp Image 2017-11-10 at 09.42.06A ação envolveu a comunidade, que doou materiais para a montagem do estúdio fotográfico, maquiagens e acessórios. "A ideia inicial foi abordar apenas idosos, mas durante os atendimentos observamos a preocupação dos pacientes com a beleza, chegando a abalar o emocional, independente da idade ou condição física", explica Patrícia Miguel.

IMG_0522 copiarUma das primeiras integrantes do grupo Mestres da Experiência, Maria Bárbara da Silva Nascimento, 58 anos, conta que o projeto melhorou sua percepção de beleza. "Eu cuido do cabelo, mas só me arrumo mais pra ocasiões especiais. O projeto deu outro visual para a gente, mostrando que podemos estar melhor. Agora passei a usar brincos e batom mais vezes", relata. Para a aposentada Elza Lourdes Caliman Stein, 76 anos, o "Beleza Não Tem Idade" trouxe mais ânimo para o grupo. "Amo fazer pose, por isso o dia das fotos foi o mais alegre! Sempre fui vaidosa e fiquei ainda mais", conta.

IMG_0520 copiarA experiência também vai deixar boas recordações nos alunos de Psicologia que participaram da iniciativa. "Uma amiga convidou e foi muito bom ver a melhora na autoestima de pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ser fotografadas. Elas se sentirem bem foi a nossa recompensa", conta a estudante Letícia Tinoco, ao lado das colegas Evelin Vivaldi e Bruna Bertollo. Responsável por eternizar a nova imagem das participantes do projeto, o fotógrafo do grupo, Ben-Hur Fagundes, ressaltou o empoderamento das mulheres durante as fotos. "Elas mesmas escolhiam os looks, as poses e os acessórios, conforme se identificavam. Foi uma experiência gratificante observar a transformação no rosto delas depois que viram as próprias imagens, com uma beleza que não enxergavam antes", afirma.

WhatsApp Image 2017-11-10 at 15.36.00O grupo Mestres da Experiência existe há um ano e meio na unidade de saúde de Bela Aurora. Dos 50 participantes, 35 integraram o projeto "Beleza Não Tem Idade".