Festivais de natação e Jiu Jitsu movimentam o sábado da criançada

img-20161210-wa0008O amor ao esporte não tem limites, faça chuva ou sol. Foi o que demonstraram os atletas mirins que compareceram na manhã chuvosa deste sábado (10) ao 6º Festival de Natação de Cariacica, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp); e ao Festival Infantil de Jiu Jitsu, realizado pelo Instituto Marca Ambiental em parceria com a Semesp.

Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher, ambos os festivais têm a proposta de integrar as famílias por meio de competições esportivas. "Enfatizamos o envolvimento dos pais, responsáveis e pessoas de ligação afetiva com as crianças. Mais importante do que uma vitória na competição é o apoio e o carinho da família e dos professores. Ganhar ou perder se transformam em ferramentas para o amadurecimento e, consequentemente, aprendizado", afirma.

Marina e a mãe, Wandressa

Foi esse carinho que Marina Brandino Biancardi, de oito anos, recebeu da mãe, Wandressa da Penha Brandino. Ela começou a nadar há pouco mais de dois meses  e já é a terceira competição de que ela participa. "Mesmo com pouco tempo, já vemos a mudança do corpo e da postura, além da disciplina", conta Wandressa.

Nikolas destaca o incentivo a outras crianças

Outro jovem veterano é Nikolas Dezan, de 10 anos. "É meu segundo torneio e vejo que esses eventos incentivam muitas crianças a começar no esporte. Eu já nadava, mas peguei firme mesmo há dez meses. Emagreci e continuo mantendo o peso com a natação", explica.

Karin e a avó, Maria Zélia

Também no segundo campeonato, Kaarin Mohamed Ahimed Marzwua, de oito anos, sonha em ser atleta. A avó, Maria Zélia Pesiari Cecato, reforça os benefícios do esporte na vida do neto. "Ele tem muita energia e a natação ajuda a canalizar. Além disso, ele ficou mais disciplinado e melhorou a forma de interagir com as pessoas", relata.

Maria Eduarda e a irmã, Glauce

E já é possível ver o gosto pelo esporte despertando também em quem encarou a piscina pela primeira vez em um campeonato. É o caso de Maria Eduarda Lisboa Pereira, de sete anos, que começou a competir nesta edição do Festival de Natação de Cariacica. "Gostei muito de participar, da torcida dos colegas! Certamente vou me inscrever em campeonatos outras vezes", empolga-se.

A sexta edição do Festival de Natação de Cariacica reuniu cerca de 100 atletas com idades entre 5 e 17 anos no Sesi de Campo Grande, em Vila Capixaba.Todos os atletas receberam medalha de participação, além das medalhas dos primeiros lugares. Participaram do festival alunos do Colégio Castro Alves; do Colégio Passionista; do Sesi Campo Grande; do Espaço Heellus e do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) de Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.

img-20161210-wa0005Jiu-Jitsu

Em Nova Rosa da Penha II, o Centro Esportivo Geração foi palco para o Festival Infantil de Jiu Jitsu, que faz parte de um projeto social com apoio da lei municipal de incentivo ao esporte, Lei Horácio Carlos Rosa. Participaram crianças e adolescentes dos 6 a 17 anos, que receberam medalha de participação.

Confira as fotos das duas competições!