Seminário discute os desafios das instituições públicas no combate à corrupção

Diante do atual cenário brasileiro de combate à corrupção, no que se refere às investigações de transparência na gestão de recursos públicos, a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Controle e Transparência, promove a terceira edição do Seminário de Transparência e Combate à Corrupção e leva para a discussão o trabalho que está sendo desenvolvido pelos órgãos públicos nesta área. O encontro acontece nesta sexta-feira (9), data que marca o Dia de Combate à Corrupção, e é aberto ao público.

Os palestrantes das três esferas de poder constituído convidados vão apresentar o trabalho desenvolvido pelo órgão que atuam no combate à corrupção e que vem sendo acompanhado pela população, seja pelo Ministério Público, pela Controladoria Geral da União ou pelo Tribunal de Contas.

A palestra “10 medidas contra Corrupção no Contexto da Convecção das Nações Unidas”, com o procurador da República, Dr. Carlos Vinícius Soares Cabeleira, abre o seminário apresentando as medidas anticorrupção propostas pelo Ministério Público para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. Já o auditor federal de controle interno da Controladoria Geral da União, João Tadeu de Castro Batista, irá comentar sobre a atuação da CGU na transparência da gestão e combate à corrupção.

“Transparência, Controle Social e Combate à Corrupção” é o tema da última palestra do evento. A discussão será conduzida pelos auditores de controle interno do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, Luiz Filipe Vellozo e Rogelio Pegoretti Caetano Amorim. Assim como o representante do Ministério Público, os demais convidados vão comentar sobre este momento da história da República onde mais veem investigações e punições contra corruptos.

“A transparência é um dos canais para aproximar o poder público da população. No seminário, vamos reunir os três poderes para discutir e conhecer mais sobre o trabalho desses órgãos na transparência dos gastos públicos e no combate à corrupção, e em especial, das investigações que estão sendo realizadas no país. É uma boa oportunidade para a sociedade discutir e se inteirar dos acontecimentos atuais, convida o secretário de Controle e Transparência, Eliezer Soares Rocha Junior.

O evento será realizado no auditório da Faesa, campus Cariacica, rua São Jorge, Campo Grande, ao lado da sede da Prefeitura Municipal de Cariacica.

Programação:

13h: Credenciamento
14h: Abertura com a apresentação do Secretário de Controle Transparência de Cariacica, Eliezer Soares Rocha Junior
14h10: Discurso do Prefeito Municipal de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior
14h30: Palestra “As Dez Medidas Contra a Corrupção no Contexto da Convenção da Nações Unidas”, Dr. Carlos Vinícius Soares Cabeleira, procurador da República
15h10: Palestra “Atuação da CGU na Prevenção e no Combate à Corrupção”, João Tadeu de Castro Batista, auditor Federal de controle interno da Controladoria Geral da União (CGU)
15h50: Palestra “Transparência, Controle Social e Combate à Corrupção”, Luis Filipe Vellozo e Rogelio Pegoretti Caetano Amorim, auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo
16h30: Debate

Serviço:

Seminário "Os desafios das instituições públicas no combate à corrupção"
Quando: 9 de dezembro, sexta-feira, a partir das 13h
Onde: auditório da Faesa, campus Cariacica