Voluntários de Cariacica recebem homenagem

Você já pensou em separar um tempinho para desenvolver um trabalho voluntário? Em Cariacica, muitas pessoas já dedicam parte de seu tempo para fazer o bem ao próximo, e hoje, 5 de dezembro, no Dia Internacional do Voluntário, elas foram homenageadas pela Prefeitura em reconhecimento ao trabalho que realizam no município.

img_6406“É emocionante. Você cria vínculos e participa da vida das pessoas. Uma atitude que pode ajudar a provocar mudanças na vida de uma outra pessoa, mas principalmente na sua vida. A cada aula eu saio ainda mais renovada”, conta emocionada Ana Lúcia Welsing Nogueira que leva oficinas de artesanatos, bordados e produtos manuais para as associações de idosos do município.

Há mais de 22 anos desenvolvendo atividades voluntárias, Ana despertou o interesse pelo voluntariado, quando ainda trabalhava em uma agência de viagens e lidava com muitas pessoas, mas sabia que poderia fazer mais. “Também fui aprendendo a confeccionar os artesanatos. As primeiras técnicas de bordado  aprendi com a minha tia, mas as demais atividades fui desenvolvendo sozinha, pesquisando na internet, e agora consigo passar para outras pessoas. Me sinto muito feliz pelo meu trabalho! " completou.

img_6409Esse sentimento é compartilhado pelo aposentado José Augusto Bastos, mais conhecido como Zé Branco, que é muito conhecido pelas crianças de Alto Boa Vista. Há 40 anos dá aula de capoeira gratuitamente para o público que varia de 3 a 60 anos. O trabalho acontece às segundas e quartas no bairro Alto Boa Vista, onde atualmente atende mais de 50 pessoas e na sexta leva o projeto para Santana, que beneficia outras 20 pessoas. “Não tem dinheiro algum que pague isso, um abraço de uma criança, um agradecimento de um pai na melhoria do desempenho do filho na escola. Isso enche o nosso coração. É gratificante ver que o nosso trabalho continua e rende frutos. Já formei professores e mestres que levam a capoeira para outros bairros, explicou contente Zé Branco.

Os 17 voluntariados homenageados foram indicados pelas entidades, pela sua representatividade do trabalho que elas realizam, seja na área de educação, esporte, cultura ou assistencial. A homenagem faz parte da programação da semana dos direitos humanos, promovida pela Gerência de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e chama a atenção para a promoção do voluntário no município. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC), em Campo Grande.

Confira os voluntários homenageados:
. Ana Lúcia Welsing (segmento das mulheres e idosos)
. Nilma Ferreira (segmento das mulheres e idosos)
. Paulo de Tarso Azevedo Silva (atividades de educação)
. Vanderley Bezerra da Silva (atividades de educação)
. Osmar Domingos de Souza (esporte)
. José Augusto Bastos (esporte)
. João Batista Bragança (atividade para idosos)
. Regina Célia Freire (atividade para idosos)
. Rossano Ramos (Grupo de escoteiros)
. Lindalva da Silva Rodrigues (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica -IPC)
. Maria da Penha Paula Fernandes Kurt (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica - IPC)