Capacitação forma novos entrevistadores do Cadastro Único

Cora Coralina já dizia: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Os alunos e as capacitadoras da 11ª Capacitação de Entrevistadores do Cadastro Único estão seguindo a máxima da poetisa ao "pé da letra". O curso está sendo oferecido no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura graças a uma parceria com a Secretaria de Estado, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Serão quatro dias de aprendizado e trocas de experiências intensos, o objetivo, de acordo com a gerente da Proteção Social Básica, Helida Scalfoni, é qualificar os entrevistadores para preencherem os formulários do Cadastro Único. Ela explica que a demanda pela capacitação surgiu devido ao aumento no quadro de entrevistadores nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

"Tínhamos uma média de dois entrevistadores em cada CRAS e hoje temos cinco. Isso se deve também à mudança de parceiro, antes trabalhavamos com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), mas foi feito um chamamento público e quem ganhou foi o Projeto Sol, e algumas pessoas necessitavam de capacitação", explica.

A turma é composta tanto por pessoas que já atuam como entrevistadores e estão se "reciclando" como por algumas que ainda estão se preparando para ocupar o cargo, ao todo são 35 alunos. É o caso da recepcionista do CRAS de Campo Verde Marilete Marques de Souza. Ela teve a oportunidade de se tornar uma entrevistadora do Programa e não pensou duas vezes.

"Eu já venho com uma gama de conhecimento, sei muita coisa de como funciona o Cadastro Único pela minha vivência na recepção, mas a capacitação está me esclarecendo muitas coisas, agora estou mais segura", comemora.

Marilete já tem na ponta da língua as características que um bom entrevistador precisa ter. "Empatia, saber ouvir, formular a pergunta de forma clara e ter sensibilidade, porque aquilo que colocamos no cadastro interfere direta e indiretamente. Estou ansiosa para ser entrevistadora", conta.
1X7A7155
E Marilete está no caminho certo. Segundo a coordenadora estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Priscila Cruz, ter clareza para obter as informações do beneficiário é essencial. "Além de cordialidade, respeito e ser uma pessoa muito paciente e clara".

Priscila defende que capacitações são primordiais para qualificar o cadastro e o atendimento às famílias e fazer com que programas, benefícios e serviços possam ser ofertados da melhor forma.

"O Cadastro Único é uma ferramenta do governo federal com a qual conseguimos identificar as famílias ditas de baixa renda, então quanto maior e melhor forem os nossos profissionais, melhor essa população vai ter acesso aos programas dos governos municipal, estadual e federal", reforça a também capacitadora e assistente social da Central de Cadastro Único,Ylana Chagas.

Para Ylana o desejo eterno de aprendizagem deve mover um bom entrevistador, ela cita o site do governo federal como uma fonte de conhecimento. "Também tem o manual do entrevistador. O Cadastro Único não é só uma ferramenta, é um universo de informações, se ele (entrevistador) não estiver atento às mudanças e aos conceitos terá o trabalho dificultado".
1X7A7156
Para testar os conhecimentos adquiridos no último dia de capacitação será aplicado um teste, em que para ser aprovado o aluno deverá acertar 80%. Quem não for aprovado não poderá atuar como entrevistador, mas em uma próxima oportunidade poderá repetir o curso. Uma nova capacitação está prevista ainda para esse semestre.