Revitalização da Expedito Garcia inclui calçada cidadã e alteração no trânsito

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) irá revitalizar a principal via de comércio de Campo Grande. A Avenida Expedito Garcia ganhará uma repaginação com um projeto que inclui melhorias em seu paisagismo e na mobilidade da região. Assim, as intervenções serão feitas a partir da rotatória instalada na final da rua Bolívar de Abreu até o cruzamento com a avenida Getúlio Vargas, nos dois sentidos, num total de 500 metros. Neste trecho, haverá, entre as modificações, instalação de um novo piso nas calçadas. Sai o de pedras portuguesas e entra o de piso granilite e podotátil, dentro da adequação moderna de acessibilidade, com direito a rampa de acesso a pessoas com necessidades especiais. Esse tipo de material contém faixas em alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção pessoal de deficientes visuais. Apesar de modificações na calçada ser de responsabilidade do proprietário, a Prefeitura de Cariacica irá assumir todo o custo. Além disso, serão colocados abrigos de ônibus nos dois sentidos e instalação de novas papeleiras (lixeiras fixas). Em reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas , o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, ouviu comerciantes e moradores sobre as obras. Foi apresentado o trecho em que a revitalização será realizada e os participantes solicitaram que, em razão do período de compras para o Natal, as intervenções sejam iniciadas em janeiro. Para minimizar os transtornos, as obras devem ocorrer em partes intercaladas ao longo do trecho. Corredor de ônibus O plano de revitalização também leva em conta a mobilidade e o trânsito da região. Assim, há a proposta de instalação de um corredor exclusivo para ônibus no trecho, no sentido para o Terminal de Campo Grande. A faixa começa na rotatória da Expedito Garcia, na saída da rua Bolívar de Abreu, e termina na altura da praça José Maria Ferreira. O tráfego para veículos será desviado para a Avenida Getúlio Vargas. Estes acessariam a partir da Bolívar de Abreu, na altura da Emef Stélida Dias. A proposta será discutida com associação de moradores, entidades comerciais e também com a Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Cariacica. Investimento O investimento é de R$ 826.995,07. O prazo de conclusão é de 180 dias (sete meses). A ordem de serviço para início dos trabalhos será dada em janeiro de 2017.