Teste rápido de HIV e ação educativa marcam Campanha contra a Aids

Os dados mais recentes sobre o número de novos casos de Aids apontam uma redução em nível mundial, mas no Brasil preocupa o crescimento da doença entre os jovens, principalmente entre 15 a 24 anos, e homossexuais do sexo masculino. É o que revela o relatório da Unaids, programa das Nações Unidades sobre HIV. Em 2014, foram registrados no país 4.600 casos, o que representa 13,4 pessoas infectadas por 100 mil habitantes, um aumento de 41% na taxa de detecção nessa população.


Estes números demonstram que a população ainda se descuida quando o assunto é prevenção. E para combater o preconceito e incentivar a prevenção à Aids, é celebrado no dia 1° de dezembro, o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Em alusão à campanha do laço vermelho, a Secretaria de Saúde de Cariacica, por meio Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, em parceria com a Casa de Apoio Campo Grande, preparou algumas atividades. Ações educativas com distribuição de material informativo, entrega de preservativos e realização de testes rápidos e gratuitos de Aids estão na programação.


A mobilização educativa no Faça Fácil, que acontecerá amanhã, dia 30 de novembro, abre as atividades da campanha no município. A ação será realizada com a parceira da Coordenação de Diversidade Sexual, da Secretaria de Desenvolvimento Social. Das 9h às 12h, haverá abordagem educativa com orientações sobre a doença, além de distribuição de preservativo e exames rápidos de HIV.


Já no dia 1º de dezembro, quinta-feira, logo cedo, a partir das 8h, haverá uma oficina para os usuários do Centro de Referência IST/Aids de Cariacica com o tema “Quem usa preservativo não se contamina com o HIV”. Os profissionais da unidade abordarão sobre a importância do uso da camisinha para se proteger e também cuidar da saúde do parceiro. Ainda neste dia, haverá uma programação no Shopping Moxuara, das 16h às 21h30 com a distribuição de material informativo e realização de teste fluido oral.


No dia 13 de dezembro, no período das 7h às 11h30, a ação de conscientização e prevenção da Aids será na Central de Abastecimento (Ceasa). Em parceira com a Casa de Apoio de Campo Grande, haverá a distribuição de material informativo sobre as infecções sexualmente transmissíveis, além de entrega de preservativos. A equipe do Centro de Referência IST estará à disposição incentivando a testagem preventiva.


A referência técnica em IST/Aids, Marly Ferreira da Silva, frisa a importância de fazer o teste, como forma de prevenção e detecção precoce da doença para iniciar o tratamento. “A estimativa aponta que das pessoas infectadas, quase a metade ainda não sabe que tem a doença. Daí a relevância de fazer o exame e diagnosticar o quanto antes para começar o tratamento e tomar os remédios”, explica.


Saiba mais sobre a Aids


A Aids, causada pelo vírus HIV, é uma doença que ataca as células de defesa do corpo, levando a perda progressiva da imunidade. Ela afeta, principalmente, o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de outras doenças. A Aids pode ser transmitida de várias formas: sexo sem proteção, de mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou amamentação, o compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas. O diagnóstico precoce da doença, ajuda o infectado a viver com qualidade de vida, tomando as medicações indicadas e seguindo corretamente as recomendações médicas. Por conta disso, é importante realizar o teste.


Testes e tratamento


O Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids de Cariacica realiza os exames rápidos e acompanhamento médico aos pacientes infectados. O centro faz a testagem rápida gratuita de detecção de HIV, Sífilis, hepatites B e C, além de promover apoio e atendimento aos pacientes com o vírus HIV. O teste rápido também está disponível em todas as unidades de saúde durante todo o ano.


No Centro de Referência IST/Aids, os pacientes têm à disposição a medicação retroviral (o coquetel) fornecida pelo Ministério da Saúde, além de apoio de uma equipe multidisciplinar composta por clínico, ginecologista, farmacêutico, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta. Atualmente, o centro acompanha 1.235 pacientes com HIV.


A unidade realiza cerca de 250 testagens rápidas de HIV por mês. O resultado sai em 15 minutos por meio do teste rápido de fluído oral ou da coleta de sangue a partir de uma picada no dedo.


Programação


Quarta-feira, dia 30 de novembro
Onde: Faça Fácil – Av, Brasilina Santos, Santo André
Quando: das 9h às 12h
Ação educativa com distribuição de material informativo, entrega de preservativos e testes rápidos


Quinta-feira, dia 1º de dezembro
Onde: Centro de Referência IST/Aids - Rua Luciano Lube, Campo Grande
Quando: a partir das 7h
Roda de conversa sobre a prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis


Quinta-feira, dia 1º de dezembro
Onde: Centro de Referência IST/Aids - Rua Luciano Lube,  Campo Grande
Quando: a partir das 8h
Oficina fiquei sabendo “Quem usa preservativo não se contamina com o HIV”


Quinta-feira, dia 1º de dezembro
Onde: Shopping Moxuara - Rodovia BR-262, Campo Grande
Quando: das 16h às 21h30
Ação educativa com distribuição de material informativo e teste fluido oral.


Terça-feira, dia 13 de dezembro
Onde: Centro Comercial (Ceasa) - Rodovia BR 262, Vila Capixaba
Quando: das 7h às 11h30
Ação educativa com distribuição de material informativo, entrega de preservativos e testes rápidos


Quinta-feira, dia 15 de dezembro
Onde: Centro de Referência IST/Aids - Rua Luciano Lube, Campo Grande
Quando: a partir das 14h
Roda de conversa com os jovens sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. A ação será em parceria com a Coordenação de Diversidade Sexual da Semdes.


Serviço:
Centro de Referência em IST/Aids de Cariacica
Onde: Rua Luciano Lube, n° 21, Campo Grande. Referência: segunda rua à direita, depois do Hospital São Francisco.
Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 18h (testagens rápidas, de segunda a quinta, das 7h30 às 14h).
Informações: 3346-6524