Semus leva ações de combate à dengue a terminais de ônibus

Uma maquete dos sete erros informando sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti dentro de uma residência chamou a atenção das pessoas que circularam pelo terminal de Campo Grande na tarde desta quarta-feira, 23. A exposição faz parte da ação educativa de combate à dengue promovida pelo Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS), da Secretaria de Saúde, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, que é celebrado no dia 25.


img_9491“Já tive dengue neste ano. Mesmo morando em apartamento, é necessário ficar atento. Acaba que por conta da correria do dia a dia, a gente não tira um tempinho para fazer essas vistorias. Mas não adianta relaxar”, contou a estudante Larissa Teixeira, que antes de pegar o ônibus para seguir para casa recebeu atenta as orientações dos técnicos do programa.


Distribuição de folhetos com as orientações sobre as doenças associadas ao mosquito Aedes aegypti, e material com o checklist de locais que devem ser vistoriados regularmente fizeram parte da programação. Ainda ficou exposta uma réplica do Aedes aegypti, o material é utilizado pelo programa nas palestras em escolas, e chama a atenção das crianças para o assunto.


Os técnicos do programa percorrem pelas áreas do terminal realizando abordagem educativa para orientar os passageiros, alertando para os cuidados necessários para evitar a proliferação desse mosquito que transmite a dengue, febre chikungunya e zika vírus.


A referência técnica do PESMS de Cariacica, Dulcineia Aparecida Campos, destacou a importância de sensibilizar a comunidade para o combate à dengue. “Aqui conseguimos aproximar o tema para uma grande quantidade de pessoas que circulam pelas plataformas. A intenção é demonstrar que cuidados simples no dia a dia podem contribuir para eliminar criadouros deste mosquito”, explicou.


Amanhã, dia 24, o trabalho da equipe do PESMS acontecerá no terminal de Itacibá, que fica na Rodovia José Sette. A ação terá início às 14h e segue até às 19h.


Ação de combate à dengue no terminal de Campo Grande: