População deve ficar atenta ao combate de focos do Aedes aegypti

A estação mais quente do ano está chegando, e com ela, um volume maior de chuvas. E esta junção pode provocar o aparecimento de focos do mosquito Aedes aegypti. Para evitar a proliferação deste mosquito, transmissor da dengue e também da Chikungunya e Zika vírus, a população deve ficar alerta para os cuidados no dia a dia que ajudam evitar o acúmulo de água.


O município desenvolve um trabalho de combate ao Aedes ao longo do ano, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Vigilância Epidemiológica. Diariamente, os agentes de endemias realizam visitas nas residências eliminando depósitos do mosquito. Os moradores são orientados a manter seus quintais sempre limpos, caixa d’água tampada e a separar os lixos domésticos de forma correta nos dias e horários de coleta, evitando a formação de pontos viciados.


Para realizar o cerco ao inseto, o CCZ utiliza carros e motos fumacês, além do tratamento de valões com a aplicação de larvicida biológico. Os imóveis abandonados e terrenos baldios também contam com a vistoria dos agentes, por meio do Decreto Municipal 33/2016, que autoriza a entrada de servidores nestes locais, por meio de denúncias.


Estas ações têm contribuído para a redução do número de casos de dengue em Cariacica. Entre janeiro e outubro deste ano, foram confirmados 3.161 casos. Neste mesmo período do ano passado, o município registrou um total de 4.210 casos. Mas isso não significa que o cuidado deve reduzir. Cada morador deve fazer a sua parte.


O coordenador de Vigilância Ambiental e Proteção Animal de Cariacica, Luiz Roberto Meneghel, chama a atenção para atitudes simples e rápidas que podem ajudar no combate à proliferação do mosquito. “Separe um dia da semana para realizar a vistoria da residência, eliminando sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, limpando os recipientes de flores e verificando se a caixa d’água está tampada de forma correta. Alerte os seus vizinhos para também realizar um limpeza minuciosa da casa”, alertou.


Para ajudar neste trabalho, separamos algumas ações que devem fazer parte da sua rotina:


. Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
. Preste atenção no lixo diário. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
. Não jogue lixo e entulhos em terrenos baldios;
. Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo;
. Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
. Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos;
. Remova folhas e galhos que possam acumular água nas calhas;
. Mantenha os ralos limpos e com uma tela para não formar criadouros;
. Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas com produtos químicos específicos;
. Evite o cultivo de plantas como bromélias, bambu e gravatás que acumulem água em suas partes externas.


Para mais informações, o morador pode acionar os canais:


- Ouvidoria da Saúde - 3354-5602 (ouvidoriasaude@cariacica.es.gov.br);
- Disque Dengue – 3343-6633 (ccz@cariacica.es.gov.br);
- Vigilância Sanitária – 3354-5628 (visa@cariacica.es.gov.br).