Acadêmicos da Emescam irão auxiliar médicos do PA do Trevo

IMG_0767 copiar

O prefeito lembrou dos benefícios que o convênio de cooperação técnica trará tanto à Emescam quanto à Prefeitura de Cariacica

Médicos do Pronto Atendimento Monsenhor Rômulo Neves Balestrero, o PA do Trevo de Alto Lage, terão o auxílio de alunos finalistas do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) durante os plantões. O convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Cariacica e a Emescam foi assinado na manhã desta terça (21), com as presenças do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Machado, o diretor da Emescam, Flávio Takemi Kataoka, secretariado e parte do Legislativo municipal. A previsão é que os acadêmicos comecem a atuar na primeira quinzena de julho.

A parceria significa mais agilidade no atendimento à população já que o corpo clínico do PA (formado por 65 clínicos gerais e 83 pediatras) terá apoio constante dos acadêmicos da faculdade em todas as fases: desde a abordagem do paciente, passando pela consulta e finalizando na prescrição de tratamento e medicamentos. Vale lembrar que os universitários sempre serão supervisionados por preceptores, capacitados para ajudar os alunos na rotina dos plantões.

O prefeito lembrou que a união é prova de reconhecimento recíproco de excelência entre as instituições. "Buscamos melhorias no atendimento do PA do Trevo ao nosso público. A solução criativa, tendo em vista os poucos recursos disponíveis, foi a parceria muito bem-vinda da Emescam. Os alunos poderão passar da teoria à prática num equipamento de referência enquanto os profissionais do município poderão ter acesso aos cursos de qualificação da faculdade", esclareceu.

IMG_0735 copiar

O secretário de Saúde, Marcelo Machado, destacou que a Emescam irá promover cursos de qualificação para os profissionais do PA do Trevo

O secretário de Saúde, Marcelo Machado, lembrou que a presença dos alunos de Medicina irá proporcionar benefícios para ambas as partes. "Esta atuação irá qualificar e humanizar o atendimento, além de proporcionar oportunidade de experiência para os estudantes. Além disso, a instituição de ensino irá oferecer cursos de formação e aperfeiçoamento em urgência e emergência para os nossos servidores. O convênio significa também o reconhecimento da qualidade oferecida pelo Pronto Atendimento de Alto Lage à toda população, seja de Cariacica, seja de outras cidades, que sempre nos procuram", sintetiza.  Ele lembrou que, atualmente, o maior pronto atendimento do Estado, consegue atender uma média de 30 mil pessoas por mês.

IMG_0746 copiar

O diretor da Emescam, Flávio Kataoka, quer ampliar o convênio de cooperação para os cursos de Serviço Social, Fisioterapia e Enfermagem

O diretor da Emescam, Flávio Kataoka, agradeceu pela oportunidade de colocar o corpo discente à disposição do município. "Estamos felizes em contribuir para melhorias no atendimento à população de um pronto atendimento que é referência no Estado. Inicialmente, estaremos com nossos estudantes de Medicina. Porém, nosso desejo é expandir este convênio com a participação dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social", anunciou. Kataoka também informou que o curso de capacitação em urgência e emergência para os profissionais do PA está marcado para agosto. "O dia-a-dia de um plantão no PA do Trevo, com certeza, irá proporcionar uma maior atualização de conhecimento dos nossos estudantes e dará a eles um amostra do que pode ser feito para humanizar o atendimento da população", destacou.

E-SUS hospitalar

Também foi anunciada a inclusão do Pronto Atendimento no sistema eletrônico do e-SUS Hospitalar. Assim, o PA se torna o primeiro do país, de uma rede municipal, a implantar este programa, utilizado nos hospitais federais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). "Nossos profissionais poderão acessar os históricos dos pacientes cadastrados com mais rapidez e eficiência. E tudo isso não significou nenhum custo adicional para a Prefeitura de Cariacica pois este software foi fornecido gratuitamente", esclareceu o secretário Marcelo Machado.

O cadastramento no e-SUS para os pacientes que procuram o PA do Trevo começou a ser feito no início deste mês. Até o momento, estão cadastrados 9769 usuários. Para cadastrar, basta o paciente apresentar a carteira do SUS ao dar entrada no Pronto Atendimento.