Servidores da Prefeitura participaram de ação de combate à violência contra a mulher

Os servidores da Prefeitura de Cariacica participaram de uma manhã de conscientização da luta em defesa dos direitos das mulheres. A ação intitulada “Todos por Elas” aconteceu no hall da sede do Palácio Municipal, em Alto lage, com a entrega de folhetos educativos, exposição de vídeos e distribuição de laços brancos. O evento faz parte de uma série de atividades realizadas pela Coordenação dos Direitos da Mulher, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes)

IMG_7870 copiar“A campanha tem como público-alvo, inicialmente, os funcionários da instituição. A proposta é abordar e debater o assunto que ainda vitima diariamente centenas de mulheres no nosso país. E, a partir daí, tornem-se multiplicadores do combate a qualquer tipo de violência em suas comunidades”, explicou a coordenadora Lais Fonseca dos Santos, da Coordenação dos Direitos da Mulher, durante a abertura do evento.

Os servidores foram recepcionados com um café da manhã e muita informação sobre o tema. No material informativo entregue, os serviços de proteção disponíveis ao público feminino, os canais de denúncia, além das orientações a respeito das diferentes formas de violência. A temática ainda foi exposta nos vídeos apresentados, atentando para a valorização da mulher e o estímulo a denunciar qualquer tipo de violação dos direitos.

IMG_7947 copiarA servidora do gabinete, Raquel Rodrigues, explicou que o vídeo a fez perceber que a violência contra a mulher acontece de várias formas, muito mais que a agressão física. “Tenho uma amiga que sofreu por quinze anos violência verbal, humilhação e até violência física no convívio com o ex-marido. Meus vizinhos e eu a incentivamos a denunciar e buscar ajuda nos órgãos de proteção. Isso foi muito importante para a recuperação da vida dela. Iniciativas como esta, realizada pela prefeitura, nos ajuda a fortalecer e ter mais coragem de falar e também ajudar outras pessoas”, contou Raquel.

Com o intuito de esclarecer e informar as pessoas, a Coordenação dos Direitos da Mulher vem atuando na formulação de políticas para a melhoria da qualidade de vida das mulheres cariaciquenses. Para isso, trabalha ativamente em serviços de promoção dos seus direitos. Nos cinco meses deste ano, o setor realizou 88 atendimentos assistenciais, acompanhando as mulheres que sofreram algum tipo de violência.

A campanha “Todos por Elas” será ampliada para as regiões de Cariacica com sessões de cinema nas próximas semanas, mobilizando os moradores para o combate à violência contra a mulher em Cariacica.

Coordenação de Direitos da Mulher (CODIM)

Endereço: Rua Ministro Eurico Sales, nº 16, Campo Grande

Contato: 3354-5565