Semana do Meio Ambiente com ações de coleta seletiva de óleo

Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5), a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) preparou nesta semana, de 6 a 9,  ações ligadas ao fortalecimento da educação ambiental e destinação adequada de resíduos secos.

Neste período, haverá coleta de óleo usado de cozinha em três novos pontos. Na sede do Palácio Municipal, no Trevo de Alto Lage, a coleta de óleo usado será realizada em dois dias, na segunda-feira (6) e na quinta-feira (9), das 9h às 16h. No Ministério Público, também no Trevo de Alto Lage, o material poderá ser entregue à equipe da Subsecretaria de Meio Ambiente na terça-feira (7), das 12h às 16h.

Já no Fórum de Cariacica, na rua São João, em Alto Lage, a coleta será na quarta-feira (8), das 12h às 16h. Na oportunidade, os funcionários desses órgãos serão orientados também para a destinação correta dos materiais recicláveis, já que estes locais contam com a caixa coletora de resíduos secos, a Ecobag.

Lembrando que para realizar o descarte do óleo de cozinha usado, os servidores do Fórum, Ministério Público e Prefeitura, e também os munícipes, deverão levar o óleo em um recipiente plástico ou metálico com tampa. Na entrega do recipiente com óleo, a pessoa receberá uma muda de planta ornamental.

A iniciativa está alinhada ao Programa Olho no Óleo que visa dispor de medidas de reaproveitamento do óleo comestível usado a fim de minimizar os impactos ambientais que seu despejo inadequado pode causar. O programa está presente em 58 unidades de ensino com a bombona plástica para descarte do material. Além disso, a entrega pode ser realizada diariamente no Banco de Alimentos Josué de Castro, em Jardim América, na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, na rua João Lopes Rogério, em Campo Grande e ainda na Subsecretaria de Serviços, na Rua Pedro Nolasco, em Sotema.

Todo o óleo recolhido será destinado ao Banco de Alimentos, e de lá o material será encaminhado para a empresa Biomarca, especializada na reciclagem de óleo vegetal usado, que converte o óleo em alimentos para as famílias em risco social cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Cronograma de Entrega de óleo usado na Semana de Meio Ambiente:

. Dia 6 (segunda-feira), das 9h às 16h - Prefeitura de Cariacica

. Dia 7 (terça-feira), das 12h às 16h - Ministério Público de Cariacica