Mês da Consciência Negra em Cariacica

Novembro terá uma programação totalmente voltada para as comemorações do Mês da Consciência Negra preparada pela Gerência de Igualdade Racial, da Secretaria de Desenvolvimento Social. O período foi escolhido para homenagear Zumbi dos Palmares – morto no dia 20 de novembro – por sua incansável luta pela liberdade. O objetivo da celebração é conscientizar e promover discussões sobre cidadania e direitos.

A Semana da Consciência Negra, é um convite a todos, à reflexão sobre a trajetória de luta e resistência da comunidade negra no Brasil. E dessa maneira, é uma forma de contribuir com o combate ao racismo, assim como resgatar a identidade racial e a autoestima do negro.

Por isso, a Gerência de Igualdade Racial, há dois anos realiza o projeto “África em Nós”. Este ano, o 2º Festival da Cultura Negra em Cariacica traz essa proposta como uma forma de criar um ambiente favorável à difusão da cultura e integração. “Queremos envolver a população num espaço com diversas atividades ligadas à cultura, educação, turismo e consciência negra”, explica Adriana Silva, gerente de Igualdade Racial.

O 2º Festival da Cultura Negra em Cariacica atende a lei municipal 5.268/2014 – que determina as comemorações referentes à população negra. E tem como proposta preservar e promover a identidade cultural, social e econômica resultante da influência africana na construção da sociedade.

“O festival pretende ser uma plataforma de debates e experiências sobre as ideias que norteiam as discussões contemporâneas a respeito da diversidade da cultura negra e afro brasileira”, destaca Adriana Silva. Segundo a gerente, o evento contará com apresentações que retratam as manifestações dos afros descendentes que vão desde oficinas, palestras, exibições de filmes, shows, peças de teatro, performances de dança até desfile de moda.

Confira abaixo a programação do festival:

Programação do Mês da Consciência Negra – de 6 a 30 de novembro

Data: 5, 6 e 7 de novembro
Evento: Participação no Simpósio Brasileiro de Anemia Falciforme.
Local: Centro de Convenções de Vitória

Data: 11 de novembro
Evento: Debate “Democracia Racial, Meritocracia, Cotas Raciais”

Data: 12 de novembro
Evento: Apresentação de vídeos
Local: Cras de Padre Gabriel
Horário: 9h e 14h

Data: 17 de novembro
Evento: Debate “Cultura e Identidade”
Local: Cras de Sotelândia

Data: 17 de novembro
Evento: Debate “Cultura e Identidade”
Local: Cras de Campo Verde

Data: 18 de novembro
Evento: Participação na Marcha Nacional de Mulheres Negras - “Contra o Racismo a Violência e Pelo Bem Viver!”
Local: Brasília

Data: 18 de novembro
Evento: Palestra “Criminalização da Miséria. Extermínio da Juventude Negra. Redução da Maioridade Penal”

Data: 19 de novembro
Evento: Debate “Cultura Identidade e Direitos Humanos”
Local: Cras de Alto Mucuri
Horário: às 14h

Data: 20 de novembro
Evento: Marcha da Juventude Negra
Local: Concentração Estação Porto. Chegada Museu Capixaba do Negro, em Vitória

Data: 20 de novembro
Evento: Desfile de indumentárias afro com o tema “O poder da mulher negra”. Apresentação de capoeira, maculelê, samba de roda , oficina de turbante e penteado afro. Musica ao vivo na praça de alimentação
Local: Shopping Moxuara

Data: 21 de novembro
Evento: Colóquio sobre a Intolerância Religiosa. Fórum de Matrizes Africanas de Cariacica
Local: Auditório da Unidade de Saúde de Valparaíso

Data: 21 de novembro
Evento: Palco cultural da juventude
Local: Casa da Cidadania

Data: 25 de novembro
Evento: Palestra “Racismo Institucional, Micro fascismos do Cotidiano, Naturalização do Racismo”

Data: 25 de novembro
Evento: Abertura dos 16 dias de Ativismo. Debate “Cultura Identidade e Direitos Humanos”
Local: Cras de Porto Novo

Data: 27 de novembro
Evento: Conferencia Municipal LGBT
Local: Apae de Campo Grande.

Data: 28 de novembro
Evento: Encontro das bandas de congo de Cariacica. Homenagem ao Mestre Carlão, artistas e professores de Cariacica
Local: Sede do Congo da Boa Vista