Procure unidade de saúde mais próxima de sua casa para não perder 'Bolsa Família'

Os beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos aos prazos determinados pelo programa. É que a cada seis meses as pessoas que são contempladas no cadastro do governo federal devem cumprir alguns prazos determinados assim que se inscrevem. Ou seja, para receber a transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza é preciso ter compromissos com a Educação, a Assistência Social e a Saúde.

bolsa-familiaO primeiro prazo deste ano encerra no dia 26 de junho. Caso a pessoa não cumpra, o benefício pode ser bloqueado. Para atender as exigências é fácil: na Educação, é preciso ter regularidade na frequência escolar e, na Assistência, atualização de cadastro – no máximo até dois anos.

Já na Saúde, é necessário ir até a unidade de saúde mais próxima de casa para procedimentos como: pesagem, vacinação em dia e acompanhamento de pré-natal. Para que isso aconteça, são necessários os seguintes documentos: Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou Cartão do Bolsa família e, ainda, cartão de vacina (para crianças de até 7 anos).

“O compromisso com a Saúde deve ser cumprido duas vezes por ano para cada beneficiário, sendo uma vez no primeiro semestre (1° vigência) e uma vez no segundo semestre (2° vigência). O beneficiário que já cumpriu o compromisso este ano, deverá procurar o serviço de saúde na segunda vigência a partir do mês agosto”, explicou Vanessa Crispim Pereira, referência técnica do Programa de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de Cariacica.

Ela lembrou que o beneficiário que ainda não cumpriu o compromisso, deverá buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Ao todo, são 16.318 famílias beneficiárias do programa no município e 14.077 famílias que devem ser acompanhadas pela Saúde (6.176).
Na última vigência (2° semestre de 2014), apenas 43,67% das famílias foram acompanhadas, pois somente esse grupo compareceu às unidades de saúde.

Serviço:

Bolsa Família - cumpra os prazos do benefício
Prazo final: 26 de junho
1° vigência: janeiro a julho
2° vigência: agosto a dezembro
Documentos necessários: Cartão do SUS ou do Bolsa família e cartão de vacina (para crianças de até 7 anos)
Bloqueio: O beneficiário que não cumprir com seus compromissos poderá ter o benefício bloqueado