Volta às aulas: atenção especial na hora de escolher mochila e tênis para crianças

As férias estão acabando e a correria atrás de material escolar está a todo vapor. Escolher a mochila ideal para seu filho é o primeiro passo para protegê-lo de dores nas costas durante o resto do ano. O mesmo acontece na hora de comprar o tênis mais adequado para aguentar as estripulias da garotada.

Em ambos os casos, resista à tentação de comprar “aquele” produto com o personagem da moda antes de testar se é o que a criança realmente precisa. É fundamental observar o conforto e a saúde da garotada, além de escolher o modelo adequado.

 

Escolha da mochila ideal

IMG_0060

O ortopedista Wilson Rocha afirma que é preciso atenção especial com a saúde da criançada na hora da compra de mochila e tênis



“O uso de mochilas inadequadas e especialmente o peso excessivo podem causar transtornos dolorosos na região lombar, dorso, ombros e vícios posturais adaptativos”, observa o médico Wilson Rocha, ortopedista da Unidade de Saúde de Jardim América.

Segundo ele, a regra básica para não piorar as complicações na coluna é nunca deixar que o peso da mochila ultrapasse os 10% do peso corporal da criança, conforme recomenda a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Para descobrir se essa relação está correta, o único jeito é recorrer à balança: pese a criança e a mochila cheia para comparar.

A escolha entre o modelo de alças ou de rodinhas vai depender do terreno que a criança vai enfrentar. Assim, se for preciso subir escadas, as mochilas com alças são melhores, porém, se ela percorrer um espaço livre e horizontal, pode utilizar as de rodinhas.

3252352345Se os pais optarem pelo modelo com alças, a orientação é que a mochila tenha o tamanho igual ao das costas da criança, com duas alças largas, acolchoadas e fáceis de ajustar, com ajustes firmes e compartimentos para que os materiais escolares sejam arrumados e estabilizados.

Agora, se a escolha for pelo modelo de rodinhas, é recomendável prestar atenção à altura do carregador, que deve possuir altura suficiente para manter as costas retas. É preciso ficar de olho, uma vez que as crianças, quando as puxam, provocam "uma curva" nas costas, que ocasiona dores. O ideal é que as crianças não carreguem mais peso que o recomendado.

Para reduzir os transtornos com a coluna, doutor Wilson Rocha também recomenda incentivar a criança a praticar atividades esportivas, evitar excesso de peso corporal e o sedentarismo.

 

Tênis: conforto para os pés

tenisA compra do tênis também requer alguns cuidados. Geralmente os pais escolhem os mais baratos e os mais fáceis de limpar. Entretanto, o ideal é optar por um produto que traga conforto, além de ser resistente e com amortecimento.

"A criança corre, pula, salta, arrasta o pé no chão, então, o material do tênis tem que ter boa resistência. De preferência que tenha algum amortecimento, não precisa ser nada caro, qualquer palmilha interna que tenha algum amortecimento já ajuda", orienta Wilson Rocha.

tenis_infantilO médico explica porque é importante escolher um bom calçado para a criança ir à escola. "O tênis pode causar bolhas ou algum tipo de desconforto se não estiver adequado. Uma dica que ajuda bastante é, na hora de provar, apalpar a ponta dos dedos da criança por fora do calçado. O ideal é estar sobrando de um a dois centímetros de distância entre os dedos e a ponta do tênis", recomenda.

Outra dica, não menos importante, está relacionada à escolha das meias. Tão fundamentais quanto o calçado, as meias devem proporcionar conforto aos pés, pois são elas as responsáveis por proteger as articulações.