Desburocratização ajuda pequenas empresas a gerar emprego e renda

Retirar alvará ficou mais fácil na Prefeitura de Cariacica e, com tal processo de desburocratização, micro e pequenas empresas serão incentivadas na ampliação de emprego e renda.

Desde janeiro de 2013, o número de emissões de alvarás vem aumentando, segundo dados levantados pelo Centro Integrado de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Ciampe), ligado à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec). Um exemplo é que, no segundo semestre de 2013, foram emitidos 74% a mais de alvarás em relação ao primeiro semestre do mesmo ano. Até esta sexta (28) já foram emitidos 3.515 alvarás, ultrapassando a soma geral de 2013, ano em que foram concedidos 2.684 alvarás.

Dentre as medidas implantadas para facilitar as emissões foi criada a Casa do Empreendedor, que possui um grupo de apoio empresarial constituído por representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, da fiscalização tributária, além dos coordenadores de atendimento e orientação da lei de incentivo à micro e pequena empresa e de apoio a ciência e tecnologia de inovação.

“O objetivo principal é construir políticas públicas de desenvolvimento, além de reunir todos os envolvidos no processo de formalização e legalização para que, juntos, possamos encontrar soluções para gargalos enfrentados pelo empreendedor da cidade. Queremos desenvolver negócios e criar oportunidades”, explica o prefeito Geraldo Luzia Junior (Juninho).

Em um dos eventos realizados na Casa do Empreendedor, intitulado “Bate-papo com Contadores e Colaboradores”, os profissionais da prefeitura são convocados a esclarecer procedimentos, produzir diagnósticos e buscar soluções.

“O município vem impulsionando o empreendedor a sair da informalidade, gerando mais emprego e renda, centralizando cada vez mais tudo em um único lugar para reduzir a burocracia”, analisa Wanderleia Lúcio Mendes, gerente do Ciampe.

Ela destaca ainda esforços do Executivo Municipal para evitar que o contribuinte enfrente filas e se dirija a vários lugares para resolver demandas. “Isso facilita a prestação dos serviços públicos. Com o comprometimento da gestão e a participação do contribuinte vamos chegar a 2016 com índices ainda melhores”, complementa.