'Escola Aberta' faz 10 anos e voluntários recebem homenagem

Para celebrar os 10 anos do projeto "Escola Aberta" em Cariacica, a Secretaria de Educação (Seme) realiza neste sábado (29) uma grande homenagem aos voluntários do programa. O evento acontece no auditório Antário Filho, em Itaquari, e contará com apresentações culturais, palestra com o coordenador estadual dos Objetivos do Milênio (ODM), Talmo Sodré, e uma confraternização. A celebração começa a partir das 14h.

Acolhendo alunos e comunidade durante os fins de semana, o "Escola Aberta" visa disponibilizar o espaço físico das escolas municipais para uso da população, com atividades lúdicas e práticas de esporte. São cerca de 5 mil moradores da cidade que são beneficiados pelo projeto, que atua em 25 unidades de ensino. Além do envolvimento da administração, grande parte do sucesso do Escola Aberta se deve aos cerca de 150 voluntários que atuam junto à Prefeitura.

A coordenadora do Escola Aberta, Lia Oliveira, ressalta os bons resultados que o projeto tem alcançado no município. "Já percebemos uma redução da violência nas comunidades que conseguimos atender. As depredações à escola não acontecem mais. Muito pelo contrário, as pessoas cuidam do patrimônio público porque sabem que precisam dele e podem contar com ajuda", explica.

Representante da ONU no Brasil parabeniza voluntários

A coordenadora do UNVolunteer (Voluntários das Nações Unidas) no Brasil, Lola Nunes, parabenizou por meio de carta os voluntários de Cariacica pelo trabalho realizado no Escola Aberta. "Vocês (voluntários) estão contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, participativa e justa. Estão potencializando e fomentando o encontro com a criatividade, o lazer e a aprendizagem, estabelecendo uma relação entre escola e comunidade", afirmou.

O UNVolunteer é o programa de voluntários ligado a ONU. Interessados em prestar serviços gratuitos a comunidade podem clicar nos links e se inscrever nos sites do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) ou do World Volunteer Web.

Homenagem aos voluntários do Escola Aberta
Quando: sábado (29), às 14h
Onde: auditório Antário Filho, na Seme, rua da Lage, nº 16, Itaquari.
Programação: 14h - Abertura
14h30 - apresentação cultural
14h50 - palestra "O voluntariado e o ODM", com o coordenador estadual do ODM, Telmo Sodré
15h50 - Homenagem aos voluntários