Procuradoria Itinerante vai agilizar o andamento de processos em Cariacica

Um bate papo entre a equipe da Procuradoria Municipal (Proger) e servidores da Secretaria de Saúde (Semus), que trabalham com abertura e encaminhamento de processos, inicia o projeto “Procuradoria Itinerante”. A proposta busca criar um canal de relacionamento para troca de ideias e solução de problemas.

A experiência, inédita em Cariacica, foi trazida de uma passagem anterior do procurador geral, Edinaldo Ferraz, em outro município, onde técnicos das secretarias tinham receio de buscar a Proger para esclarecimentos e melhor entendimento dos procedimentos a adotar. A subsecretária de Atenção à Saúde, Bernadete Coelho Xavier, aprova a iniciativa. “Na frente de um procurador, a gente fica com receio de falar. Essa aproximação ajuda muito o nosso trabalho”, comenta.

O objetivo desses encontros é buscar formas de agilizar os processos que passam pela Prefeitura. A meta é dar mais vazão e velocidade ao andamento dos processos, principalmente das secretarias que trabalham com a aquisição de insumos distribuídos junto à comunidade, como é o caso de Saúde, Educação e Assistência Social.

“Na Proger, nós somos atividade meio e precisamos auxiliar as secretarias, que são atividades fins, e instrumentalizar os servidores que lidam diretamente com abertura e tramitação de processos para um melhor andamento dos trâmites, o que, consequentemente, vai beneficiar o cidadão”, pontua o procurador.

A conversa, que tem um tom mais de tirar dúvidas, chega a propostas para uma nova metodologia de trabalho. Com o apoio da Gerência de Suprimentos, que pertence à Secretaria de Administração (Semad), serão criados editais padrões para compras de medicamentos e materiais para odontologia. “Estamos planejando isso já para a próxima semana. Queremos agilizar esses processos de compra e fazer com que os processos só tenham necessidade de passar pela Proger em caso de alteração substancial”.