Corrida do Verde premia campeões com histórias de superação e amor ao esporte

IMG_0797 copy

O vencedor na categoria adulto masculino, Jonilson Pinto Prado, completou o percurso de 6 km em cerca de 16 minutos

A Corrida do Verde agitou a manhã deste domingo (07), reunindo mais de 400 inscritos. Eles enfrentaram um percurso de sete quilômetros, tendo a avenida Alice Coutinho como trecho principal. Foram mais de 70 vencedores em inúmeras categorias definidadas pela Sociedade Atlética Papaléguas do Espírito Santo (Sapes) com apoio da Secretaria Municipal de Esportes (Semesp). O campeão da corrida do Verde, na categoria adulto masculino de 30 a 34 anos, foi Jonilson Pinto Prado, 30 anos, que levou para casa, além das medalhas, o prêmio de R$ 500. Ele é morador de Cariacica e corre desde os 27 anos. Começou a praticar o esporte porque estava deprimido devido ao falecimento de sua esposa e viu na corrida uma alternativa pra se cuidar sem fazer uso de medicação. O resultado do esforço veio logo. “Em dois meses, eu já estava me sentido mais forte para lidar com os problemas. Eu já participei de 107 corridas e conquistei o primeiro lugar em metade delas. Hoje, estou no primeiro lugar no ranking estadual de corrida de rua”, afirmou.

Já na categoria adulto feminino de 25 a 29 anos, o primeiro lugar foi para Márcia Casagrande, 27, professora de Educação Física e moradora de Vitória.“Este esporte é meu lazer e minha profissão. Foi por meio dele que consegui uma bolsa de estudos para fazer o curso superior. Ele me traz saúde e qualidade de vida”, descreveu a atleta, que corre desde a infância e já representou o Espírito Santo em provas nacionais.

IMG_0865 copy

Ultramaratonista Maria da Graça Bitencourt disse que o hábito de correr a livrou de inúmeros problemas de saúde

Entre os corredores, mesmo quem não ganhou prêmios em dinheiro também tinha boas histórias de superação. A dona de casa e artesã Maria da Graça Bitencourt Bernardino, de 67 anos, era um deles.  Ela começou a correr aos 53, e atualmente é ultramaratonista, ou seja, corre distâncias maiores que 42 km e 195 metros. Ela vivia no pronto socorro devido a problemas de saúde e, desde que começou a correr, nunca mais teve problemas. “Eu não tomo nenhum remédio, não tenho nenhuma lesão. Gosto de correr e corro no Brasil e fora. Já participei de competições na França, Holanda, Bélgica e Estados Unidos, entre outras”. Ela lembrou que o começo não foi fácil. “Eu corria um quilômetro e achava que ia morrer. Mas não desisti: nesses 14 anos de corrida, já participei de mais de 500 competições. A maior delas foi um percurso de 217 km, que eu fiz em 57 horas. Corro no meu ritmo. Eu participo de todas as corridas possíveis, grandes e pequenos percursos e recomendo", incentivou.

IMG_0907 copy

O secretário de Esportes, Edvaldo Erlacher, também enfrentou o percurso na avenida Alice Coutinho

Entre os participantes também estava o próprio secretário municipal de Esportes, Edvaldo Erlacher. Ele já foi corredor de rua mas, como estava sem praticar há 15 anos, se inscreveu mas não sabia se ia conseguir completar o percurso de 6 km. “Eu consegui completar a prova e quero me desafiar. Vou treinar e, no ano que vem, vou brigar pelo primeiro lugar na categoria de 45 a 49 anos”, adiantou. Além disso, ele destacou a importância da temática. “A corrida simboliza o empenho individual e coletivo de aceitar os desafios que incluem a preservação do verde de nossa cidade”, destacou.

IMG_0617 copy

Secretário de Controle e Transparência, Eliezer Soares (camisa 091), incentivou seus colegas a participarem da prova

O secretário de Controle e Transparência, Eliezer Soares Rocha Júnior, e o subsecretário de Tecnologia e Informação, Michel Silva, também participaram. Rocha Júnior convocou toda a equipe da Secretaria de Controle e Transparência (Semcot) e 12 pessoas compareceram. “Isso é bom para tudo, para se divertir, cuidar da saúde física e mental, conhecer pessoas, entre outros benefícios”, frisou. Ele e Silva completaram o percurso em 34 minutos.

Incentivo às crianças e adolescentes

Além dos adultos, as crianças e adolescentes também participaram. Eles fizeram um percurso menor e foram divididos em cinco categorias, de 6 a 15 anos. Entre os vencedores estão Samer Freire, 7 anos; Ellen Araújo, 9;  Luiz Henrique Pereira Friber,10; Daniella Silva, 12, e Silas Machado,15. E em comum entre eles há o incentivo das famílias ao esporte. O pai de Fiber, Luiz Claudio Pereira, 39, não cansa de incentivar o garoto. “Incentivo com a certeza que ele vai se tornar um adulto que gosta de praticar esporte. O que vai trazer vários benefícios, principalmente em relação à saúde”, aponta.

IMG_0553 copy

Samer Freire ganhou sua primeira medalha e não quer parar mais

Samer Freire, 7, contou que a competição começou em casa. Ele chegou em primeiro lugar na categoria 6 e 7 e confessou que, a partir desta vitória, vai competir com a irmã. “Minha irmã tem um monte de medalhas e essa é primeira que eu conquisto, mas quero ter muitas igual a ela”, brinca. E se ele quer seguir os passos dela, tem um bom modelo. Afinal, Karolayne Freire, 17, começou a correr esse ano e já tem oito medalhas de participação e dois troféus de primeiro lugar.