news

Defesa Civil e Secretaria de Obras iniciam estudos para atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos de Cariacica

Com o objetivo de mapear as zonas de risco localizadas nas encostas e rios da cidade, a Defesa Civil de Cariacica, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), iniciou os estudos para a atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos no município. O plano será realizado por meio de recursos próprios e fará o mapeamento de zonas hidrográficas - rios e regiões alagadas - e geográficas - encostas e barrancos. O plano está desatualizado desde 2013. "É fundamental atualizarmos o plano para que possamos conhecer o município por meio do mapeamento das zonas passíveis de inundação e encostas com risco de deslizamento. O estudo concluído vai permitir um acionamento mais eficiente, caso assim seja necessário", explicou o coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno. Para a realização do Plano Municipal de Redução de Riscos são feitos estudos técnicos para detectar possíveis estruturas para evitar danos aos moradores em época de chuvas intensas. No estudo já foi constatado que a região dos rios Bubu, Itanguá e Formate são passíveis de alagamento. Sobre o estudo geológico, a equipe irá avaliar por meio de drones e imagens, entre outras técnicas, além do trabalho no local, quais são as encostas e barrancos com potenciais riscos de deslizamento.