Alunos da Escola Cívico-Militar Coronel PM Orlady Rocha Filho participam da Cerimônia de Entrega de Boina

A Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Seme) realizou Cerimônia de Entrega de Boina para 330 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cívico-Militar Coronel PM Orlady Rocha Filho, em Itanguá. O evento aconteceu nesta terça-feira (22), na Estação Cidadania-Esporte Cariacica (Ecec), em Nova Brasília.

A Cerimônia de Entrega de Boina representa a entrega aos alunos dos uniformes oficiais. Foram entregues uniformes para 11 turmas do 6º o 9º anos do ensino fundamental II. O uniforme é composto de camisa social, calça, meia e sapato, além de calção para os meninos e short-saia para as meninas.

O estudante Petrick Luiz, de 12 anos, estuda no 7º Bravo (7ºB) e é um dos alunos que receberam o uniforme. Para ele, é uma honra usar a peça. "Fico muito feliz em vestir esse uniforme como um militar, pois pretendo seguir carreira na área. O ambiente na escola é muito bom, me adaptei, gostei muito e fiz novos amigos", afirmou o menino, que pretende ser policial rodoviário federal.

"A educação na escola cívico-militar contribui muito na forma deles se portarem, na organização, na disciplina e no respeito", ressaltou Enza Patrocínio, mãe de Petrick, que estava acompanhada do marido, o barbeiro Caio César da Silva Coutinho, e da filha de 1 ano, Pérola Patrocínio da Silva. Eles são moradores do bairro Santana.

Avanço

O secretário-chefe de Gabinete, Rogério Santos Guimarães, representou o prefeito Euclério Sampaio. "Hoje estamos plantando uma semente e eu vejo que vamos colher os valores lá na frente. O projeto cívico-militar é um marco na história da educação na cidade. Que esses projetos estejam presentes nas 14 regiões de Cariacica. A educação vai avançar ainda mais", disse Rogério.

"Parabéns a todos que fizeram parte dessa história, desse sonho, que agora é realidade. É um momento muito gratificante para nós da educação. A presença de todos demonstra o quanto vocês valorizam a educação dos seus filhos. Aqui nascem os principais líderes do amanhã. Basta ter vontade e engajamento", afirmou José Roberto Martins Aguiar, secretário de Educação.

O diretor da escola, Roberto Lavieri, agradeceu a toda equipe da escola. "Somos a primeira escola cívico-militar em tempo integral de Cariacica, o que permite ser referência em educação de qualidade. Professores, coordenadores, gestores, auxiliares e merendeiras merecem parabéns. Essa é uma certeza de sucesso para uma educação de excelência. Como diz o nosso lema, 'ninguém fica para trás'", destacou.

O evento contou com a presença da gerente de Educação Integrada da Seme, Andréia de Barros, além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e da Polícia Militar.