Alunos da Emef Maria Augusta Tavares são campeões do Intercâmbio Escolar

A tarde desta terça-feira (18) foi animada pra galerinha que participou das finais dos jogos do intercâmbio escolar com o futsal. Cerca de 60 alunos atletas nas categorias de sub-11 a sub-15 disputaram o primeiro lugar na competição. Os jogos aconteceram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antonio Coutinho, em Retiro Saudoso.  O projeto, que é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Seme) por meio da Gerência de Educação Integrada, tem a proposta de oferecer atividades no contra turno para os alunos matriculados na rede municipal de ensino. Além do futsal, outras modalidades também fazem parte do projeto de desporto escolar, como o atletismo, vôlei e basquete. De acordo com o professor Marcelo Miranda, que ministra a disciplina de Educação Física, as atividades no contra turno possibilitam a mudança de comportamento dos alunos mais agitados. “Esse projeto é um incentivo a mais para a socialização dos estudantes, para a melhora do comportamento e a valorização da criança dentro da escola. É uma oportunidade para os alunos da comunidade não estarem nas ruas, vulneráveis à algum tipo de violência ou correndo risco social”, destacou. A bola rolou em quatro jogos: Emef Antônio Coutinho contra a Emef Luzbel Pretti e Emef Maria Augusta Tavares contra a Emef Antero José do Nascimento. O primeiro jogo deu a vitória para os alunos da Emef Antônio Coutinho e, o placar foi 2x1. Já o segundo jogo, terminou com o placar de 9 a 0 para os alunos da Emef Maria Augusta Tavares.  O jogo final foi agitado. Os alunos da Emef Antônio Coutinho e da Emef Maria Augusta Tavares fizeram uma partida emocionante e, a equipe campeã foi a da escola Maria Augusta Tavares, com o placar de 8 a 2. Além da diversão e competição saudável que os jogos proporcionam, Sara França Varejão, que faz parte da Coordenação de Desporto Escolar explica que as atividades também auxiliam no interesse e estudo da garotada. “Nós acreditamos que o projeto está ligado diretamente ao ensino e à aprendizagem dos alunos. Com os jogos, eles aprendem a se disciplinar e se envolvem de uma maneira que é visível a mudança de comportamento e o aumento do rendimento na escola”, explica.