news

Cariacica terá o dobro de cobertura da rede de esgoto com edital de licitação lançado pelo Estado

Cariacica terá o índice de cobertura de rede de esgoto e saneamento dobrado em até 10 anos. É o que promete o Edital de Licitação para implementação da Parceria Público-Privada (PPP) para universalizar o serviço de coleta e tratamento de esgoto no município. O edital foi publicado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A medida foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (18). Foi acompanhada por representantes do Legislativo estadual e municipal, além do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho. O valor do investimento é superior a R$ 1,3 bilhão e abrange também parte do tratamento de esgoto de Viana. O investimento vai beneficiar mais 400 mil pessoas ao duplicar a cobertura do serviço que hoje é de 48%. A expectativa é da universalização do serviço em até dez anos após a assinatura do contrato, que deve ocorrer ainda este ano. O valor real das intervenções será conhecido após a conclusão da licitação. A contratação prevê a ampliação, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário de Cariacica, abrangendo ainda, o tratamento de esgoto proveniente de bairros do município de Viana. Em sua fala, o governador Casagrande ressaltou a importância do modelo de PPP na expansão do serviço de saneamento básico na Região Metropolitana. “A primeira PPP foi na Serra no meu primeiro governo. Nosso desejo é universalizar o saneamento no Estado. É um investimento muito importante para a saúde e para o meio ambiente. Vamos dar um salto em qualidade de vida nessas duas cidades importantes. É um investimento de mais de R$ 1 bilhão”, apontou. O prefeito agradeceu e parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. Reforçou a parceria sempre constante entre o Executivo estadual e a Prefeitura. "Para chegarmos a esse nível no lançamento do edital, a Cesan e o Estado fizeram e continuam fazendo investimentos. Nós tinhamos algumas estações de tratamento de esgoto já obsoletas. O corpo técnico da Cesan, no trabalho conjunto com a nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também chegou a conclusão que é muito melhor pensarmos situações mais modernas e isso propiciou também um edital melhor adequado, mais atualizado, buscando economicidade e eficiência num trabalho a várias mãos", reforçou. A PPP em CariacicaPrazo contratual: 30 anosPopulação atendida (2050): 402 mil habitantesUniversalização (10 anos): Cobertura de 48% para 95%Escopo de Investimentos:3 ETE´s: Bandeirantes: +250 l/s, Flexal: 200 l/s e Pedreira: 250 l/s (Capacidade de Tratamento total de 950 l/s)556 km Rede Coletoras42 mil ligações prediais de esgoto73 Elevatórias de esgoto39 km Recalque de esgoto4 Desativação ETEDe 6 para 3 grandes sistemas: Bandeirantes, Flexal e Pedreiras Bairros beneficiados: Nova Rosa da Penha, Tiradentes, Campina Grande, Jardim Campo Grande, Santa Paula, Vista Linda, Caçaroca, Alzira Ramos, Porto de Cariacica, Vila Merlo, Cariacica Sede, Rio Marinho, Santa Bárbara, Parque Gramado, Santo André, Padre Gabriel, Jardim Botânico, Bela Vista e Vila Capixaba.