Idosos e funcionários do Avedalma são submetidos a testes para detectar o coronavírus

Em uma ação de rotina, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) visitaram nesta quinta-feira pela manhã, a Instituição de Longa Permanência (ILP) Avedalma, em Cariacica Sede, que possui um convênio com a Prefeitura de Cariacica. No total, 52 idosos, além de 42 funcionários que prestam serviços para a casa de repouso, foram submetidos a testes para a detecção do coronavírus.

Participaram da ação, servidores da Vigilância Epidemiológica e integrantes das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Cariacica Sede.

Na testagem, nenhum idoso da instituição acusou positivo para a Covid-19, somente uma funcionária, porém, assintomática. A colaboradora foi afastada de suas funções e ficará em isolamento domiciliar durante 14 dias.
No teste rápido, é feita a coleta de duas gotas de sangue da pessoa. O resultado leva de 10 a 15 minutos para ficar pronto. O objetivo é verificar se o indivíduo já entrou em contato com o coronavírus, ou não.

Em Cariacica, equipes da Vigilância Epidemiológica monitoram, diariamente, as ILPs do município. As visitas a esses estabelecimentos estão suspensas desde o decreto municipal que restringiu a circulação de pessoas que não sejam ligadas ao serviço essencial. O contato dos idosos com seus familiares é mantido através  de vídeo  chamada  ou ligação telefônica.

A preocupação com a higiene desses locais e a prevenção ao coronavírus é constante. As instituições utilizam EPI para os funcionários e usuários, como álcool em gel, água, sabão e toalhas de papel. Há  ainda, áreas de ventilação externa para a circulação dos internos.