Professores da Educação Infantil conhecem novos materiais didáticos em formação on-line

Dando continuidade ao trabalho de formação on-line que os professores da rede municipal de Cariacica estão tendo a oportunidade de participar durante o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19, na manhã desta quinta-feira (18), os profissionais da Educação Infantil - diretores, professores, coordenadores e pedagogos - participaram de um encontro virtual para falar sobre a chegada de materiais que irão auxiliar no aprendizado das crianças.

Com o tema "Como Acolher as Crianças e Educadores e Qualificar o Ambiente Escolar", os profissionias puderam ver fotos do material que terão em sala de aula quando as escolas reabrirem, após a pandemia. Além dos educadores, o evento contou com a presença do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, do secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e representantes da Vale, da Fundação Vale e do Instituto Avante, parceiros desse processo há cerca de um ano.

A palestra foi direcionada pela psicóloga e coordenadora de materiais pedagógicos do Instituto Avante, Gisela Tapioca. Através de slides, ela mostrou os materiais de construtividade e de investigação que irão despertar ainda mais a curiosidade das crianças e incentivá-las durante as atividades. Entre os objetos estão arcos coloridos, painéis de teatro de sombra, carrinho de materiais, além de blocos gigantes criativos.

Podemos destacar, ainda, as bonecas de pano produzidas por artesãs da Bahia, de São Paulo e de Venda Novo do Imigrante, no Espírito Santo. "São materiais simples, mas que têm como objetivo o desenvolvimento".

Outro material destacado pela psicóloga são os livros que chegarão às escolas. "Serão 79 títulos diversificados e que estarão à disposição das crianças e sete livros técnicos que serão utilizados pelos professores. Teremos diversidade de témática, de gênero literário e étnico racial, além da qualidade textual e de imagem".

Todo o material já foi entregue à Secretaria Municipal de Educação (Seme), no dia 10 de junho, e já está separado em 49 kits, que serão entregues nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Cariacica.

O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, ressaltou que Cariacica aposta na educação continuada, valorizando o profissional dessa área e oferecendo meios para manter a qualidade do ensino. "Quem está na escola é quem inicialmente acolhe a comunidade. Mesmo com as aulas suspensas por causa da pandemia, estamos nos preparando com a chegada desse material, com formações on-line e preparando as unidades para receber os estudantes da melhor e mais segura maneira".

Essa preocupação também foi lembrada pelo secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar. "Cariacica investe em educação e está progredindo. E todos temos um objetivo comum, que é a boa aprendizagem das crianças. Esses materiais e a formação on-line mostram como podemos manter a qualidade na educação, com um novo professor em um novo momento".

Para a coordenadora da Educação Infantil da Seme, Lilian Sousa Lopes, mesmo passando por um momento mundial tão difícil, esta fase é muito importante para a educação. "Estamos dando continuidade ao que o município já oferece e os parceiros acrescentam muito neste processo".

Apoio mútuo

A parceria também é destacada pelo gerente de Operações Institucionais da Vale, José Lúcio Pádua Soares. "Em um país carente, principalmente em educação, poder participar de um investimento como esse é muito interessante. O papel principal é o do professor, mas a Vale está muito feliz em participar".

Assim como a  Fundação Vale, como afirmou a gerente do órgão, Lívia Zandonade. "A chegada do material foi muito importante. Teremos um tempo de um trabalho muito interessante e de apoio mútuo".

O trabalho em conjunto também foi lembrado por Mônica Sâmia, coordenadora geral do Programa de Educação Infantil do Instituto Avante. "Sempre precisamos do outro para aprender. E com essa possibilidade, de formação on-line, de casa, estamos criando uma ciranda de conhecimento e informação. Estamos contribuindo para o direito básico da criança à educação."