Agentes de trânsito ainda mais capacitados

Capacitar e reciclar para bem-servir. Esse é o tripé que norteia o curso de formação de agentes de trânsito de Cariacica, iniciado no último dia 5 e que vai até 16 de março. As aulas são aplicadas pela Visão Ambiental Consultoria, nas dependências da Faculdade Pio XII, em Campo Grande. Além da teoria em sala de aula, no fim do curso os profissionais atuarão nas ruas de Vitória, em parceria com os agentes da capital, como etapa de conclusão da reciclagem. São 11 agentes de trânsito no município. Em 23 encontros, os profissionais terão 180 horas de aulas sobre legislação; fiscalização de trânsito; engenharia e operação de trânsito; comportamento do agente de trânsito e técnicas operacionais. “O objetivo é reciclar. O primeiro curso desse tipo foi oferecido aos agentes no fim de 2011”, lembrou Eliguerle de Leivas, coordenador dos agentes. Segundo Diego Barbosa, coordenador do setor de autuações de trânsito, os agentes precisam saber conciliar a educação de condutores e de pedestres com o cumprimento da lei. Prefeito O prefeito Geraldo Luzia Junior (Juninho) fez uma visita aos agentes durante a aula desta quinta (15). Juninho trocou ideias e reafirmou a intenção de promover constantes melhorias no trabalho dos profissionais, além de ressaltar que a municipalização do trânsito exige organizar o serviço, equipar e capacitar os agentes. “Vamos adquirir novas motocicletas e já conseguimos os carros. A forma de trabalho de vocês caminhará para um sistema on-line, interagindo com as demais secretarias da prefeitura. Até o fim do ano haverá concurso para 20 novos agentes”, destacou. Nilmar Griggio, agente municipal de trânsito – Esse curso é muito válido. Nos atualiza sobre a legislação de trânsito, por exemplo. No curso de 2011 fizemos visitas técnicas ao Ciodes e ao videomonitoramento, em Vitória, além da Base de Trânsito de Vila Velha. Haylisson Souza, agente municipal de trânsito – Essa formação se soma a outras que fazemos com o objetivo de prestar um bom serviço à população. Eu e alguns colegas já fizemos outras capacitações importantes, como as de uso do spray de pimenta e de arma de choque, além do curso para identificação de carros roubados.