Prefeitura divulga diretrizes do 'Plano Municipal de Coleta Seletiva'

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, apresentou o “Plano Municipal de Coleta Seletiva” validando as diretrizes de gerenciamento dos resíduos sólidos na cidade. O evento de divulgação foi realizado no dia 15 de janeiro, na sede na Prefeitura. Na ocasião foi apresentado um esboço do documento que estabelece medidas para o manejo adequado dos materiais recicláveis domiciliares e comerciais.

No seminário foi discutido o projeto realizado pela empresa Visão Ambiental, responsável pelo planejamento, a partir de um levantamento dos bairros de Cariacica e, assim, ações de coleta seletiva foram traçadas. As diretrizes compreendem ações de curto a longo prazo, no período de vinte anos, para a gestão eficiente do plano.

A medida, acordada com os preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos- PNRS, Lei 12.305/10, Política Federal de Saneamento Básico, Lei 11.445/07 e Termo de Compromisso 001/12MP/ES, tem como objetivo a redução dos impactos socioambientais e a recuperação dos materiais recicláveis. Além de reestruturar o sistema de coleta seletiva “Cariacica Recicla”.

A principal diretriz do plano, segundo Tatiana Izato Assis, engenheira ambiental da prefeitura, é ter o passo a passo de como realizar a coleta seletiva, como transporte, manejo, compostagem além da implementação de novas associações de catadores.

Tatiana Izato ainda reforça o caráter de responsabilidade compartilhada do plano, de forma a estabelecer ações integradas dos agentes envolvidos neste processo: prefeitura, população, grandes geradores e associações de catadores.

Com a consolidação do Plano, o documento vai virar uma minuta de lei para ser aprovada na Câmara de Vereadores e tornar a lei vigente do município.

Os diferentes tipos de coleta integram o Plano de Coleta Seletiva de Cariacica