Viveiro de mudas ganha novo número de telefone

O viveiro de mudas de Cariacica, localizado em Santo Antônio, está com um novo número de telefone. A partir de agora o contato para quem quiser conhecer o local ou fazer pedidos de doações de plantas é o (27) 3354-5403, esse é o telefone da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec). O viveiro de mudas foi reativado em maio de 2013 e funciona em uma área de cerca de 900 metros quadrados. Atualmente, são cultivadas uma média de sete mil mudas, divididas entre espécies ornamentais e nativas. Em sua maioria, as mudas são produzidas no próprio viveiro, a outra parcela é proveniente de compensações ambientais. "As mudas produzidas são destinadas à Secretaria Municipal de Serviços (Semserv), que as usa na reestruturação de praças, vias públicas e na recomposição de áreas degradadas e de preservação permanente, em recuperação de nascentes, parques urbanos e unidades de conservação. O viveiro é fundamental para se manter o percentual de vegetação na área urbana", explica o coordenador de Recursos Naturais da Semdec, Wolmen dos Santos. O professor Marcelo Coutinho e o jardineiro Ezequiel Pereira trabalham no viveiro e definem as atividades realizadas como gratificantes. "Eu gosto muito da proposta, trabalhamos para tentar acabar com pontos viciados de lixo e fazer manutenção e construção de novas praças, é um trabalho que a gente vê os frutos. Diariamente, fazemos o preparo da terra e depois vamos fazendo a irrigação e manutenção em relação às vegetações invasoras", conta Marcelo. Um dos parques revitalizados com o uso de mudas foi o Parque Linear Municipal São Conrado, idealizado e construído pela Semdec com apoio da extinta Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). À época da inauguração, em setembro de 2016, foram direcionadas ao local mais de 600 mudas de árvores frutíferas e plantas ornamentais, contudo, gradativamente o parque recebeu mais mudas totalizando mais de 3 mil mudas. A construção do espaço foi possível graças a uma compensação ambiental com uma empresa privada. O viveiro de mudas funciona de segunda a sexta-feira. Visitas devem ser, previamente, agendadas pelo telefone (27) 3354-5403.