Abuso sexual infantil é tema de ciclo de palestras

Aprender a identificar sinais apresentados por crianças ou adolescentes que sofreram abuso sexual, e saber como ajudar as vítimas são alguns dos aprendizados adquiridos por quem participou do ciclo de palestras realizado em todo mês de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Com o tema "O educador e o abuso sexual infantil: identificação, impactos, prevenção e proteção", o evento foi promovido pela Seme, por meio da Coordenação de Ensino Fundamental.

Entre os participantes, profissionais da educação, conselho tutelar, assistência social, psicólogos e estudantes. A professora da rede municipal de Cariacica, Josilene Cavalcante Corrêa esteve presente em todo o ciclo. “O tema sempre despertou meu interesse, seja como educadora, mulher ou cidadã. Desde criança convivo com pessoas que já passaram por isso e acho de extrema importância falar sobre o assunto, visto que antigamente esse assunto era abafado. Foram cinco palestras e cada uma com abordagem diferente. Entre os temas, compreender sinais que possam indicar um possível abuso e trabalhar a percepção do educador e saber como agir diante desses sinais contribui para que possamos trabalhar da melhor forma o assunto em sala de aula, além de ajudar os alunos que precisam”, explica.

O encerramento aconteceu nesta terça-feira (07), com a palestra do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior. Com o tema “O abuso sexual infantil e as políticas públicas”, Juninho falou sobre o projeto Rio 2016 de proteção a criança e ao adolescente, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos. “É de extrema importância para o segmento educacional e para as políticas públicas pensar na cidade como uma rede. A campanha ‘Respeitar, Proteger e Garantir’ veio com a proposta de cuidar das crianças e adolescentes nas cidades, utilizando os grandes eventos para fazer essa abordagem”, destaca.

A iniciativa do ciclo de palestras é do mestrando Régisson da Silva, que em parceria com a prefeitura, realizou o momento para qualificar profissionais de diversas áreas que atuam com crianças, além de debater as possíveis abordagens pedagógicas e propor ferramentas que possam promover a abordagem dessa temática de maneira adequada em diversos espaços.