IPC realiza o 1º Seminário Previdenciário de Cariacica

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário Previdenciário de Cariacica, promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC). O evento acontecerá no dia 20 de maio, das 8h às 17h, no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande.

Ao longo da programação, o público terá orientações relacionadas à concessões de aposentadorias e pensões, poderá esclarecer dúvidas a respeito do atual cenário econômico, e ainda assistirá à entrega da certificação Pró-Gestão ao IPC. O IPC será o 2º do Brasil e 1º do Espírito Santo a atingir o penúltimo nível nessa certificação da Secretaria de Previdência (SPrev).

O seminário contará com a presença do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior. Durante o evento, o chefe do executivo e a diretora-presidente do IPC, Shirlene Pires Mesquita, receberão o Certificado Pró-Gestão 2019-2022. “O Instituto busca com o evento melhorar o entendimento do público a respeito de um tema tão em voga, como é a reforma da previdência, e as questões intrínsecas ao assunto, tais como: tempo de contribuição; idade; quem será ou não atingido pela reforma e o funcionamento de um regime de previdência. Desse modo, o IPC estará cumprindo com um dos eixos do Pró-Gestão: a Educação Previdenciária” declarou Shirlene.

Após a abertura e o recebimento do certificado, haverá três palestras. O primeiro tema apresentado ao público será ‘Práticas de Gestão para o Processo de Certificação Pró-Gestão’, ministrado pelo assessor de certificação e negócios do ICQ Brasil, Uira Alcides Gomes Rosa.

Já a Auditoria de Controle Externo do TCE-ES, Fabíola Noronha Rios, falará sobre as orientações relacionadas à concessões de aposentadorias e pensões pelo Instituto de Previdência. Para finalizar o seminário, haverá a palestra ‘Orientações sobre o Cenário econômico’, com os representantes das seguintes instituições bancárias: Banestes; Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal .

O evento é aberto ao público, mas será voltado especialmente aos segurados do IPC: aposentados, pensionistas e servidores da ativa. Caso o cidadão tenha interesse pelo tema poderá se inscrever, lembrando que o número de inscritos vai até 162 pessoas.

A inscrição é obrigatória e deverá ser realizada até o próximo dia 15 (quarta-feira), por meio do link, pelo telefone (27) 3396-7544, ou ainda, presencialmente, no IPC.

8h: Coffee break

8h30: Apresentação do Coral Nossa Voz

9h: Abertura e certificação do Pró-Gestão com Geraldo Luzia de Oliveira Junior (Prefeito de Cariacica) e Shirlene Pires Mesquita (Diretora-presidente do IPC)

10h: ‘Práticas de Gestão para o Processo de Certificação Pró-Gestão’- Palestrante: Uira Alcides Gomes Rosa (Assessor de certificação e negócios do ICQ Brasil)

12h: Intervalo para almoço

13h30: ‘Orientação sobre concessões de aposentadorias e pensões pelo Instituto de Previdência’ – Palestrante: Fabíola Noronha Gabriel Cruz Rios (Auditora de Controle Externo do TCE-ES)

15H: Coffee break

15h30: ‘Orientações sobre o Cenário econômico’ – Instituições bancárias (Banestes; Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal)

16h30: Encerramento

SEMINÁRIO PREVIDENCIÁRIO DE CARIACICA

Data: 20 de maio (segunda-feira)

Local: Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto

Endereço: Avenida Expedito Garcia, 218, Campo Grande.

Texto: João Vitor Gonçales
Jornalista responsável: Alcione Coutinho