É Descobrir e se Apaixonar: Fraternidade Tabajara, em Tabajara

Fraternidade Tabajara (5) De braços erguidos, o Caboclo Tabajara cultua o monte Moxuara, bem à frente do templo.


A série de matérias “É Descobrir e se Apaixonar” vai levar você a conhecer os recantos turísticos de Cariacica. Toda sexta-feira, uma reportagem destacará uma boa dica para quem quer botar o pé na estrada aqui mesmo no município. Nosso destino hoje é logo ali, em Tabajara.

Visto de longe por quem passa pela Rodovia do Contorno, a imponente estátua do índio com braços erguidos para o céu, em pé sobre um santuário de cor amarela, desperta a curiosidade de turistas. Construído em 1952 no alto de um morro, a Fraternidade Tabajara enche os olhos de quem visita. O monumento é uma homenagem ao Caboclo Tabajara, um dos espíritos cultuados na religião da Umbanda, e que dá nome ao bairro cariaciquense.

Reza a lenda que o Caboclo Tabajara era um índio de origem inca, que vivia no alto da Cordilheira dos Andes. Um dia, durante suas orações para o Deus Sol, recebeu a missão de resolver o conflito de outras tribos e levar a paz para povos irmãos. Assim, o indígena fez uma grande viagem descendo as margens do Grande Rio, reconhecido atualmente como rio Amazonas. O espírito de Tabajara reencarnou por 33 vezes entre caciques de várias regiões até cumprir seu objetivo. Assim que foi instaurada a paz, a alma do índio pôde descansar, não precisando mais reencarnar, ainda que continue atuando no campo astral, por meio de médiuns. Esta história é contada no romance "E O Sol Brilhou", escrito por uma das fundadoras da Fraternidade Tabajara, Maria de Lourdes Labuto.

A sensação de quem visita o templo é de entrar num ambiente sagrado e que inspira tranquilidade. No lado externo, um jardim com flores e árvores frutíferas traz paz e já deixa o corpo mais leve. Em seguida, uma escadaria dá acesso à porta principal, posicionada propositalmente de frente para o monte Mochuara. Construído em formato de cruz, a Fraternidade Tabajara foi planejada pelos médiuns que compõem a ordem, com as orientações de espíritos antigos.

No interior da casa, as cores vibrantes chamam a atenção do visitante, principalmente por conta de um arco-íris que atravessa todo altar principal. Bem decorada com flores, quadros e outros enfeites, cada item representa uma história, já que muitos deles são doações dos frequentadores.

Fraternidade Tabajara (13)

O templo foi construído em 1952 com as orientações recebidas pelos médiuns da Fraternidade Tabajara



 

Ao olhar para cima, a impressão é de estar próximo do céu pois as duas cúpulas que ficam sobre o teto do salão principal são pintadas de azul, com algumas nuvens compondo o firmamento. Ao fundo do altar, um grande painel faz referência às três virtudes teologais cristãs: a fé, representada pela cruz; a esperança, simbolizada por uma âncora; e a caridade, demonstrada pela figura de um coração.

Origens

A Fraternidade Tabajara foi fundada em 1940 pela médium Maria de Lourdes Labeto. O templo surgiu um pouco depois, em 1952, erguido sobre o monte que ocupa até hoje. Em uma época onde a maior parte do município era rural, uma pequena vila começou a surgir em volta do santuário. Logo, a região passou a ser chamada de Tabajara, o que destaca a identificação dos moradores mais antigos com a fraternidade.

Em 1963, Maria de Lourdes fundou com recursos próprios a primeira escola da região, recebendo logo em seguida o apoio do Estado. Em 2004, 29 anos após sua morte, foi inaugurada a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Lourdes Labeto, em homenagem a uma das principais personagens do bairro.

Fraternidade Tabajara (22)

O médium chefe Luiz Augusto Labuta é quem administra o local



Quem administra o templo atualmente é o filho dela, o médium chefe Luiz Augusto Labeto. Ele explica que, com mais de 60 anos de existência, a Fraternidade ainda coloca o amparo à comunidade local como um dos pilares da ordem. "Hoje nós contamos com um departamento exclusivo de serviço social, oferecendo oficinas de marcenaria e artesanato, distribuição de 28 cestas básicas por mês, além da realização de palestras. Ao todo, são cerca de 60 crianças que conseguimos atender e a intenção é aumentar esse número ainda mais", explica.

A popular Festa de Cosme e Damião, celebrada sempre no dia 27 de setembro, é uma das principais comemorações do bairro. A cada ano, são distribuídos quase uma tonelada de doces, além da confecção de um grande bolo para celebrar os santos. Além disso, as festas juninas, o Natal e a Semana Santa são ótimas datas para conhecer o templo.

A Fraternidade Tabajara oferece ainda massagens e curas, por imposição de mãos ou por meio de ervas medicinais. O atendimento se estende ainda pela internet, através do site www.fraternidadetabajara.org.br. As sessões acontecem às segundas, quartas e sextas, às 20h; aos sábados às 19h; e aos domingos às 8h30. Todas elas são transmitidas pelo site da instituição. As visitas funcionam com agendamento prévio com o médium chefe Luiz Augusto Labuto, pelo telefone: 9 9845-8770.

Serviço
Fraternidade Tabajara, em Tabajara
OndeRodovia José Sette, sem número, bairro Tabajara, em Cariacica.
Quando: sessões  às segundas, quartas e sextas, às 20h; aos sábados às 19h; e aos domingos às 8h30. Para visitas é necessário agendamento prévio.
Informações: médium chefe Luiz Augusto Labuto, telefone: 9 9845-8770