Servidores participam de palestra no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Os roçadores da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) iniciaram a rotina de trabalho de forma diferente nesta sexta-feira, dia 28. É que hoje é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e, por conta disso, o grupo participou de uma palestra sobre o tema. A ação aconteceu na Aldeia do Coco, no bairro Nova Campo Grande.

A palestra foi organizada pela Coordenação de Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho, da Secretaria Municipal de Governo e Recursos Humanos (Semgo) de Cariacica. Logo na abertura do evento, o técnico em Segurança do Trabalho Everaldo Silva do Carmo lembrou sobre a importância da palavra prevenção, quando a segurança está em discussão.

"É preciso estar sempre atento às atividades rotineiras e ao uso dos equipamentos. Uma simples distração pode gerar acidentes. Só para se ter uma ideia, a maioria dos acidentes de trabalho acontece com trabalhadores com mais tempo de serviço. Isso porque eles se acostumam com a rotina do trabalho e passam a não prestar atenção nas atividades executadas ou deixam de usar os equipamentos de segurança", explicou.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) também foram lembrados pela coordenadora de Saúde do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Saúde, Elizete Bersot Dias Helker. Ela também falou sobre a abertura e apresentação da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e sobre a importância da eliminação de riscos. "A cada três dias uma pessoa morre por acidente de trabalho. Acidente de trabalho mata e juntos podemos evitar", ressaltou.

Cinco etapas

Para frisar a relevância da prevenção, ela destacou as cinco etapas da hierarquia de controle de risco que é um processo que identifica qual ordem deve ser seguida para definição de um determinado risco. São elas: prevenção, substituição, controle, sinalização e uso de EPI. "É preciso entender que: 'trabalhar sim, adoecer não'. Esse cuidado no ambiente de trabalho deve ocorrer o ano inteiro e não somente no mês de abril", lembrou Elizete Bersot.

Além das palestras sobre segurança no trabalho, os servidores também receberam orientação sobre alimentação saudável. "Cuidar da segurança envolve também uma boa alimentação. Incluir verduras, saladas e frutas nas refeições contribui para a boa saúde", afirmou a nutricionista Karina Ucceli Costa, da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante todas as palestras os roçadores puderam tirar dúvidas sobre os temas apresentados. Ao final, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram aferição de pressão nos servidores. "Achei as palestras muito boas. A gente aprende com essas informações", disse o roçador Jurandir João Santana.

Também participaram da ação, a coordenadora de Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho Caroline Belsoff de Lemos Cosmo e a gerente de Gestão de Pessoas Helida Scalfoni Jardim.