Megaoperação de combate à dengue levou serviços e orientações a 14 mil pessoas

A Prefeitura de Cariacica encerrou nesta sexta-feira (10) a primeira megaoperação de combate à dengue realizada no município em 2023. Ao todo, 14 mil pessoas receberam orientações e 7.244 residências foram visitadas. A ação foi uma parceria das secretarias de Saúde, Serviços, Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente e Educação.

A operação foi para orientar a população sobre as medidas de monitoramento do Aedes aegypti e intensificar ações de controle do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya nos bairros de maior incidência de notificações. Ao todo, mais de 100 servidores estiveram envolvidos no trabalho, que foi realizado entre segunda (6) e esta sexta-feira (10).

Nestes cinco dias de operação o carro fumacê circulou por 41 bairros. Além disso, foi realizado o bloqueio (aplicação de inseticida em locais com mais casos) em 60 quarteirões dos bairros Alto Lage, Itacibá, Tucum, Castelo Branco, Cariacica-Sede e Jardim América, além de 6 mil metros de valões tratados.

As atividades também foram desenvolvidas com os alunos da rede municipal de ensino por meio do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms). Cinco escolas foram visitadas e 852 alunos participaram das ações.

Já as ações de limpeza e recolhimento de entulhos foram desenvolvidos pelas equipes da Secretaria de Serviços.

Nesta sexta-feira (10) as equipes finalizaram o trabalho da megaoperação no bairro Jardim América. Os agentes de combate às endemias visitaram residências para repassar orientações aos moradores sobre procedimentos para prevenção e combate aos focos do mosquito.

“A dengue é uma doença muito séria. O pessoal não leva a sério, mas ela mata muita gente por ano. E é muito importante a gente se prevenir”, destacou Dhener Pratti Costa, morador do bairro de Jardim América.