Vigilância Ambiental intensifica ações de combate à dengue em bairros de Cariacica

As equipes da Coordenação de Vigilância Ambiental e Coordenação de Agravos e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estão intensificando as ações de combate à dengue em bairros de Cariacica. Nesta sexta-feira (17) foram realizadas ações de bloqueio de casos de dengue em Jardim América e em Alto Lage. Nos próximos dias outros bairros serão contemplados. 


O bloqueio é uma orientação do Ministério da Saúde para locais em que há grande quantidade de notificações da doença. “Nesta ação é borrifado inseticida no quarteirão com mais casos da doença e num raio de 100 metros, o que auxiliará no fechamento do ciclo de vida do mosquito”, explica a gerente de Vigilância em Saúde Mellissa da Penha Teixeira Fernandes.


Para que o bloqueio seja realizado são consideradas as notificações da doença no sistema e-SUS juntamente com o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). “As equipes estão preparadas para atuar nas regiões que apresentarem a necessidade desse bloqueio”, pontua Mellissa.


A equipe da Vigilância Ambiental esteve na residência de Luciane Mendonça Salgado, moradora de Alto Lage há mais de 10 anos. “Esse trabalho é fundamental para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Uma vizinha já recebeu o diagnóstico positivo para dengue, então é importante que todas as medidas sejam adotadas para combater o mosquito”.


Outras ações


O bloqueio é uma medida após a notificação de casos. Contudo, o município adota outras ações que ajudam no combate ao mosquito transmissor da dengue. Semanalmente as equipes realizam ações educativas nos bairros e visitam as residências para aplicação de larvicidas em possíveis criadouros do mosquito. 


As visitas dos agentes de endemias seguem cronograma de acordo com as notificações de dengue (locais com mais casos) e, também, podem ocorrer por meio de denúncias de focos do mosquito. Neste último caso, as denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria 162.


Outra ação de combate à dengue é o carro fumacê, cujo itinerário semanal é elaborado de acordo com os critérios epidemiológicos de cada região e as notificações de dengue no município. Além disso, respeita uma periodicidade para a passagem no mesmo local para que todos os bairros do município sejam contemplados.