Emef José Zacchi, em Flexal I, será reformada

Os estudantes da região de Flexal I vão ganhar uma escola toda reformada nos próximos meses. Nesta terça-feira (27) foi assinada a ordem de serviço para o início das obras na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Zacchi.

A obra faz parte do projeto Renova Escola, da Secretaria de Educação (Seme), que até agora já construiu, ampliou ou reformou 58 unidades de ensino de Cariarica.

“A Educação de Cariacica é motivo de orgulho. Quero muito agradecer à equipe pelo carinho que todos têm pela cidade. Juntos, conseguimos construir uma nova cidade”, disse o prefeito Euclério Sampaio.

As obras na Emef José Zacchi abrangem os serviços de recuperação de muro, troca do piso, reforma geral do banheiro dos professores, revisão elétrica e hidrossanitária, construção de cobertura metálica no pátio externo e pintura geral. A previsão é que a reforma fique pronta em 150 dias.

Organização da rede

A Emef José Zacchi foi uma das 22 escolas que eram estaduais e que passaram para a administração municipal durante a gestão do prefeito Euclério Sampaio. A incorporação é uma forma de organizar a rede a fim de evitar que os estudantes sejam deslocadas para lugares mais distantes para estudar.

Na região 1, onde Flexal está localizado, existem 19 escolas, sendo que em 14 delas está sendo realizada algum tipo de reforma ou tem ordem de serviço assinada. Em outras cinco ainda serão realizadas intervenções.

“Essa é uma região onde há grande índice de evasão escolar. Muitos dos estudantes abandonam as escolas por falta de acesso. Com o projeto Renova Escola, queremos levar dignidade à comunidade escolar”, destacou José Roberto Martins Aguiar, secretário de Educação.

A diretora da Emef José Zacchi, Marilda Vasconcelos, agradeceu o empenho do município em fazer essa reforma. “É uma longa espera, mas agora teremos um espaço melhor para os nossos alunos, porque a aprendizagem flui de maneira mais tranquila quando a estrutura é melhor”.