Secretaria de Saúde promove fórum com o tema "Atendimento e Cuidados às Pessoas em Situação de Violência"

Nesta quinta (22) e nesta sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) promove o fórum e a oficina temática Diálogo sobre Atendimento e Cuidados às Pessoas em Situação de Violência Interpessoal e Autoprovocada na Atenção Primária.


A programação desta quinta aconteceu no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cariacica, em Itacibá, com realização de mesa-redonda e oficina. Na programação houve apresentação da assistente social Patrícia Luiza Sampaio Miguel, do Núcleo de Prevenção de Violência, e uma mesa-redonda com a assistente social Márcia Geralda Saldanha com o tema “Violência e saúde: O papel da APS no enfrentamento das diversas formas de violência”.


“Notificação das violências e os desafios da rede intersetorial de atenção a pessoas em situação de violência” será o tema da mesa-redonda mediada Patrícia Luiza Sampaio Miguel, referência Técnica do Núcleo de Prevenção à Violência (Nuprev).


Os debatedores serão Elaine Guedes, médica pediatra e referência da saúde da criança do município de Vila Velha; Carmen Déa Masoco, assistente social e mestre em Política Social; Charlis Silva Oliveira, especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde, que atua no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) Cariacica.


Já nesta sexta-feira (23), das 13h30 às 17h, a oficina temática será realizada na faculdade Multivix, no bairro São Geraldo. O tema será “Notificação no ESUS e Fluxo de Encaminhamento na Rede Municipal de Cariacica”, com a assistente social Patrícia Luiza Sampaio Miguel, pós-graduada em políticas públicas e sociais em impactos da violência na saúde.