Oportunidade: estudantes da EJA aprendem a fazer palha italiana em curso

Os estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luzbell Pretti, em bairro Operário, tiveram uma noite especial na última quarta-feira (14), quando participaram de um curso de preparação de palha italiana. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Instituto Gourmet, que vai oferecer cursos na área de gastronomia para os estudantes.

“A parceria entre Seme e o Instituto Gourmet tem por objetivo contribuir para a transformação de vidas de estudantes da EJA por meio da Educação Gastronômica. Com receitas fáceis e de baixo custo, as oficinas contribuem para que o estudante possa desenvolver um meio de obter renda por meio da gastronomia”, disse Rinaldo Pevidor, coordenador da EJA em Cariacica.

Cursos

Zilma Rodrigues, diretora do Instituto, fala sobre a iniciativa: "A parceria é de extrema importância para podermos gerar novas oportunidades, relacionamentos e juntos criar um movimento social, onde podemos contribuir com a sociedade. Mostrar aos alunos que eles podem empreender, atuar na área da gastronomia, produzindo de dentro da sua casa. É gratificante mostrar que todos são capazes de se envolver em um mercado que movimenta, que gera rentabilidade para as famílias".

As aulas serão ministradas em todas as escolas da EJA de Cariacica, onde teremos receitas variadas em cada instituição, os alunos receberão certificado como curso ofertado pelo Instituto Gourmet de Cariacica.

Os cursos serão ministrados em forma de oficinas com certificação de qualificação profissional emitido pelo Instituto Gourmet. Além do curso de palha italiana, serão ofertados oficinas de produção de empadas, quiches, cone trufado e bolo no pote.

Para os alunos que vivem uma fase novas perspectivas em relação aos estudos, ter esses cursos e a oportunidade de uma renda a mais traz mais motivação: "Achei bem interessante e nesse curso foi sugerida a receita da palha italiana. Ensinaram todo o passo a passo e também a forma de fazer o doce para ter lucro. Sou muito grata por terem oferecido essa oportunidade de ter uma renda extra", comemorou a aluna Raquel de Oliveira, uma das participantes do curso.