Dia da Vigilância Sanitária: órgão apresenta avanços em Cariacica

No dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. A data é muito importante porque conscientiza a todas as pessoas quanto à importância da adoção de medidas que visem a garantia da segurança sanitária dos produtos e serviços de interesse da saúde ofertados e consumidos pela população.

Em Cariacica, o órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), apresentou vários avanços, como a implementação do sistema Simplifica na rotina do setor de protocolo e na emissão de licenças, e publicação da Portaria Semus 009/2022, que estabelece critérios de classificação de risco para fins de licenciamento e dispensa sanitária e fixa diretrizes para as ações municipais de Vigilância Sanitária de Cariacica.

Outro avanço foi a elaboração e início da implantação dos Roteiros de Inspeção Sanitária, que são instrumentos essenciais para a sistematização das inspeções sanitárias, trazendo mais transparência ao processo e segurança para o setor regulado.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária é definida como um conjunto de ações que visa a eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços, incluindo os ambientes, os processos, os insumos e as tecnologias a eles relacionados.

Tem a função de controlar as atividades de interesse da saúde, como a produção de alimentos, bebidas, medicamentos, saneantes, cosméticos, aparelhos e instrumentos de uso médico, odontológicos, entre outros.

Em âmbito federal, atua no controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

O órgão também trabalha no controle e na prestação de serviços relacionados à saúde em hospitais, clínicas e consultórios médicos, odontológicos, terapêuticos, estéticos, dentre outros.

"Como diz o médico sanitarista Gonzalo Vecina, 'a vigilância sanitária sanitária é o SUS atuando de forma invisível na vida das pessoas'. A fiscalização é a forma de termos produtos e serviços à saúde dentro dos padrões de qualidade que o cidadão precisa.É a prevenção como forma de cuidado!", disse Roberta Goltara, secretária de Saúde.