Novo Plano de Cargos e Salários do magistério de Cariacica é aprovado

A Câmara Municipal de Cariacica aprovou o Novo Plano de Cargos e Salários dos professores que atuam no município. A partir de julho o magistério do município passará a contar com um dos melhores planos de carreira da região metropolitana do Espírito Santo.

O crescimento salarial ocorrerá por nível de formação (vertical) e por merecimento (horizontal). Por nível de formação, obedecerá aos seguintes padrões: do superior para a especialização, aumento de 9%; da especialização para o mestrado, 18%; e do mestrado para o doutorado, 36%.

Por merecimento haverá o crescimento salarial de 4% a cada dois anos se o professor atingir o patamar mínimo de 70% na avaliação e se participar da formação continuada.

Com as alterações, o município conta agora com uma carreira moderna e em cumprimento de piso nacional e de hora/atividade. A cidade de Cariacica passa a ser referência nacional em carreira, pois a dispersão salarial, do ingresso até a aposentadoria no nível mais elevado, será de 215%.

O secretário de Educação de Cariacica, José Roberto Martins, destaca que esse é um momento histórico na educação do município. “O magistério passa a ter um dos planos mais modernos do País, que atende o piso nacional e valoriza a formação acadêmica e continuada dos profissionais do magistério. Criamos esse plano para que os educadores criem raízes e fortaleçam suas carreiras aqui em Cariacica", disse.

Com o novo plano, os vencimentos iniciais do magistério de Cariacica serão os seguintes:

• Nível Superior: de R$ 1.988,75 para R$ 2.502,00

• Especialização: de R$ 2.339,44 para R$ 2.727,18

• Mestrado: de R$ 2.877,22 para 3.218,08

• Doutorado: de 3.538,63 para R$ 4.376,58

Os concursos públicos serão realizados para o nível superior, uma vez que o nível médio (antigo magistério) entrará em extinção. Entretanto, será assegurado o direito de migrar para a carreira em vigor quando o professor que atualmente está com nível médio concluir Pedagogia ou Licenciatura. E isso será realizado na mesma referência em que ele estiver enquadrado.